Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia, estrutura da comunidade e dinbmica espacial de mamiferos terrestres de medio e grande porte em habitats naturais e antropicos da mata atlantica (vale do ribeira, sp).

Processo: 08/50951-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Rui Sérgio Sereni Murrieta
Beneficiário:Helbert Medeiros Prado
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade   Conservação   Mamíferos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunidade Quilombolas | Conservacao | Mamiferos | Pressao De Caca | Sustentabilidade

Resumo

Ao lado da perda, degradação e fragmentação do hábitat e introdução de espécies exóticas, a exploração excessiva dos recursos vegetais e animais,- seja ela comercial ou apenas voltada à subsistência, se configura como uma das principais interferências humanas que ameaçam a biodiversidade do planeta. Estudos envolvendo pressão de caça entre comunidades tradicionais, ainda que relativamente comuns no ambiente amazônico, são raros na Mata Atlântica, sobretudo no contexto de comunidades quilombolas, onde nem mesmo os aspectos elementares das suas atividades de caça são conhecidos. A proposta deste estudo é investigar o padrão, a intensidade e a sustentabilidade da caça em duas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira - SP (Sapatu e São Pedro). Tais comunidades se encontram inseridas no ambiente de Mata Atlântica, um dos "hotspots" de biodiversidade mais ameaçados do planeta. Duas abordagens principais serão adotadas, uma etnográfica, para averiguar o padrão e a intensidade da caça, e outra ecológica, por meio da qual o "status" populacional das espécies cinegéticas nas duas comunidades será investigado. Para o censo demográfico das espécies de interesse transectos lineares e/ou registro por pegadas serão empregados. A coleta de dados será feita em etapas sucessivas de campo que compreenderão um ano de registros. Os dados obtidos serão empregados a modelos ecológicos de sustentabilidade (modelos de comparações de abundância, de produção e de fonte-destino), e na análise do padrão intra-específico de abate (em termos de sexo e idade). Desse modo, será possível apresentar medidas preventivas e/ou corretivas envolvendo a exploração da fauna nas referidas comunidades. Ademais, sabe-se hoje que a caça sustentável oferece benefícios de longo prazo às comunidades tradicionais, além de promover a conservação de espécies e ecossistemas relacionados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRADO, HELBERT MEDEIROS; SERENI MURRIETA, RUI SERGIO; ADAMS, CRISTINA; BRONDIZIO, EDUARDO SONNEWEND. COMPLEMENTARY VIEWPOINTS: SCIENTIFIC AND LOCAL KNOWLEDGE OF UNGULATES IN THE BRAZILIAN ATLANTIC FOREST. JOURNAL OF ETHNOBIOLOGY, v. 33, n. 2, p. 180-202, . (08/50951-3, 09/52539-5)
PRADO, HELBERT MEDEIROS; SERENI MURRIETA, RUI SERGIO; ADAMS, CRISTINA; BRONDIZIO, EDUARDO SONNEWEND. Local and scientific knowledge for assessing the use of fallows and mature forest by large mammals in SE Brazil: identifying singularities in folkecology. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, v. 10, . (08/50951-3, 09/52539-5, 12/51333-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)