Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacao entre parasitismo por helmintos e comportamento vocal de hypsiboas prasinus (burmeister, 1856) (anura, hylidae).

Processo: 08/51037-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Helmintologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Reinaldo José da Silva
Beneficiário:Carla Bonetti Madelaire
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Trematoda   Anfíbios   Nematoda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anfibio | Helminto | Helmintofauna | Hypsiboas Prasinus | Nematoda | Trematoda

Resumo

Propõe-se como objetivo deste projeto, avaliar a relação entre parasitismo por helmintos e comportamento vocal de Hypsiboas prasinus procedentes da Serra do Japi, Jundiaí, Interior de São Paulo. Serão incluídos no projeto animais capturados no local de estudo, após observação do comportamento de vocalização. Machos em vocalização serão localizados e observados durante 30 minutos para quantificar o comportamento vocal. A intensidade do som produzido será medida com decibelimetro, posicionado sempre a partir da parte frontal do Indivíduo observado, a um metro de distância. Também tomar-se-á nota do substrato utilizado na vocalização, altura em relação ao solo e distância da água. Para cada indivíduo será obtida a média estimada do índice de vocalização (número de chamados por hora). Os indivíduos serão capturados e transportados para o Laboratório de Parasitologia de Animais Silvestres do Departamento de Parasitologia do Instituto de Biociências, Unesp, Campus de Botucatu, onde serão realizadas as necropsias para exame de presença de trematódeos, nematódeos, cestódeos e outros helmintos que serão processados laboratorialmente seguindo as metodologias clássicas de parasitologia. Será elaborada uma correlação entre o índice de vocalizações e a intensidade parasitária, de acordo com bibliografia específica. Além disso, serão identificadas e foto documentadas todas as espécies de helmintos, sendo mantidos posteriormente na coleção helmintológica do Departamento de Parasitologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MADELAIRE, CARLA BONETTI; GOMES, FERNANDO RIBEIRO; DA SILVA, REINALDO JOSE. HELMINTH PARASITES OF HYPSIBOAS PRASINUS (ANURA: HYLIDAE) FROM TWO ATLANTIC FOREST FRAGMENTS, SAO PAULO STATE, BRAZIL. Journal of Parasitology, v. 98, n. 3, p. 560-564, . (08/53496-5, 08/51037-3, 06/54699-1)
MADELAIRE, CARLA BONETTI; DA SILVA, REINALDO JOSE; GOMES, FERNANDO RIBEIRO. Calling Behavior and Parasite Intensity in Treefrogs, Hypsiboas prasinus. Journal of Herpetology, v. 47, n. 3, p. 450-455, . (08/53496-5, 08/51037-3, 06/54699-1)