Busca avançada
Ano de início
Entree

Terapia celular em coelhos com lesao medular induzida (modelo de rastreamento e eficiencia) em caes com lesao medular compressiva causada por hernia toracolombar de disco.

Processo: 09/51605-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Ambrósio
Beneficiário:Matheus Levi Tajra Feitosa
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Traumatismos da medula espinal   Células-tronco   Coelhos   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caes | Celulas-Tronco | Coelhos | Lesao Medular

Resumo

O processo regenerativo de danos sofridos ao sistema nervoso central (SNC), e em especial a medula espinhal, apresenta alguns fatores limitantes, tais como a capacidade limitada do SNC em repor as células danificadas. O uso de células-tronco para o tratamento das lesões medulares surge como uma esperança para os portadores de lesão medular. Apesar de diversas tentativas terapêuticas terem sido realizadas, inclusive em humanos, os resultados ainda permanecem insatisfatórios. O presente trabalho propõe a utilização de células-tronco da polpa dentária humana em coelhos com lesão medular induzida e o rastreamento destas células pós-transplante. Em uma segunda etapa serão injetadas células-tronco do epitélio olfatório de cães em cães com lesão medular crônica, causada por herniação de discos intervertebrais. Nos cães e nos coelhos serão realizados testes comportamentais e de avaliação do potencial somatosensorial evocado (PSE) semanalmente, antes e após a realização do transplante celular para a análise da recuperação funcional. Radiografia simples, mielografia e tomografia computadorizada serão utilizadas antes e após o tratamento cirúrgico para a avaliação e correto diagnóstico da lesão medular nos cães. Os coelhos transplantados serão eutanasiados para realizar o rastreamento das células transplantadas através do gene repórter LacZ transfectado nas células anteriormente ao transplante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAJRA FEITOSA, MATHEUS LEVI; PALMEIRA SARMENTO, CARLOS ALBERTO; BOCABELLO, RENATO ZONZINI; BALEEIRO BELTRAO-BRAGA, PATRICIA CRISTINA; PIGNATARI, GRACIELA CONCEICAO; GIGLIO, ROBSON FORTES; MIGLINO, MARIA ANGELICA; ORLANDIN, JESSICA RODRIGUES; AMBROSIO, CARLOS EDUARDO. Transplantation of human immature dental pulp stem cell in dogs with chronic spinal cord injury. Acta Cirurgica Brasileira, v. 32, n. 7, p. 540-549, . (09/51605-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FEITOSA, Matheus Levi Tajra. Terapia celular com células-tronco em coelhos com lesão medular induzida e em cães com lesão medular crônica espontânea. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.