Busca avançada
Ano de início
Entree

Aquisição fonológica da CODA vibrante

Processo: 10/00854-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Larriane Karen de Campos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/61816-4 - Produção e percepção da fala na aquisição incompleta de contrastes fônicos em crianças falantes do português brasileiro, AP.JP
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Fonética acústica   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição de linguagem | Aquisição fonológica | Fonética Acústica | Fonética Acústica

Resumo

De acordo com Goldstein (2003), no período inicial do desenvolvimento do controle motor da fala, as crianças aprendem a diferenciação entre articuladores (nos termos do autor "between-organ contrast"), como, por exemplo: lábios vs. língua. Num segundo momento, há um refinamento do controle neuromotor e, assim, as crianças aprendem a diferenciação intra-articuladores (nos termos desse autor "within-organ contrast"), como por exemplo, ponta da língua vs. corpo da língua. Posteriormente, na medida em que as crianças vão sendo capazes de diferenciar e movimentar os principais articuladores independentemente, elas, então, passam ao ajuste do grau e do local de constrição desses articuladores. A proposta de nosso estudo centra-se na investigação da aquisição fonológica de um segmento que envolve, justamente, o ajuste do grau de constrição da ponta da língua, como, por exemplo, a aquisição da coda vibrante - que em nossa região é produzida como aproximante retroflexa. Para tanto, serão analisadas produções de fala da coda vibrante de pelo menos 20 crianças, de ambos os sexos, entre 3-5 anos de idade, extraídas do banco de dados acústico digitalizado que vem sendo organizado pelos integrantes do PROPEFAL. Primeiramente, será feita uma caracterização perceptivo-auditiva das produções dessas crianças, com base na transcrição feita por pelo menos três juízes. Em seguida, daremos início à análise acústica dos dados, a partir de parâmetros acústicos que se mostrarem relevantes para essa análise. Finalmente, realizaremos o tratamento estatístico dos dados, objetivando identificar a existência (ou não) de contrastes encobertos, e em caso de existirem, levantar não só sua % de ocorrência, mas também de que modo são marcados acusticamente na fala das crianças. Subsídios teórico-metodológicos extraídos da Teoria Acústica de Produção de Fala, aliados ao da Fonologia Articulatória (BROWMAN e GOLDSTEIN, 1886, 1989, 1990a, 1990b, 1992) e Fonologia Acústico-Articulatória (ALBANO, 2001), estarão na base para a explicação de nossos resultados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LARISSA CRISTINA BERTI; LARRIANE KAREN DE CAMPOS. Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 3, p. 313-320, . (10/00854-1, 06/61816-4)