Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise parasitológica e microbiológica de Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) criadas em tanques-rede no reservatório de água vermelha - SP e suas inter-relações com as variáveis limnológicas e fase de criação

Processo: 10/01424-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Reinaldo José da Silva
Beneficiário:Aline Cristina Zago
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças parasitárias em animais   Piscicultura   Tilápia-do-Nilo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:doença | Microbiologia | Oreochomis niloticus | Parasitologia | sanidade | Sanidade

Resumo

A piscicultura constitui-se de um tipo de exploração animal que vem se tornando cada vez mais importante como fonte de proteínas para o consumo humano. No cenário da piscicultura mundial, destaca-se a utilização da tilápia nos sistemas de produção, estando hoje entre as espécies mais indicadas para o cultivo intensivo em regiões tropicais. O sistema de cultivo intensivo de peixes possui como característica densidades populacionais elevadas, sendo que essa concentração de peixes constitui-se em ambiente favorável a surtos epizoóticos, devidos a presença de diferentes organismos patogênicos. Assim, o objetivo deste projeto consiste na análise parasitológica e microbiológica de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) criadas em tanques-rede no reservatório de Água Vermelha - SP, correlacionando-as com as variáveis limnológicas e fase de criação. As coletas serão realizadas bimestralmente, entre os meses de março de 2010 a fevereiro de 2011. Serão colhidos três exemplares de cada fase de criação (inicial, intermediária e final), preferencialmente com sinais clínicos de enfermidades. Os parasitas a serem estudados são: trematódeos monogenéticos; protozoários ciliados do gênero Trichodina spp., Ichthyophthirius multifilis e Epistylis spp. e helmintos parasitas do sistema gastrointestinal. Todos os espécimes serão fotodocumentados e a morfometria de estruturas de valor sistemático dos parasitas serão obtidas através de sistema computadorizado de análise de imagens. Os parâmetros analisados serão: prevalência, abundância média e intensidade média de infecção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALINE CRISTINA ZAGO; LIDIANE FRANCESCHINI; FABIANA GARCIA; SÉRGIO HENRIQUE CANELLO SCHALCH; KÁTIA SUEMI GOZI; REINALDO JOSÉ DA SILVA. Ectoparasitas de tilápias-do-Nilo (Oreochromis niloticus) criadas em tanques-rede em um reservatório de usina hidrelétrica no Brasil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v. 23, n. 2, p. 171-178, . (10/01424-0)
ZAGO, ALINE CRISTINA; FRANCESCHINI, LIDIANE; GARCIA, FABIANA; CANELLO SCHALCH, SERGIO HENRIQUE; GOZI, KATIA SUEMI; DA SILVA, REINALDO JOSE. Ectoparasites of Nile tilapia (Oreochromis niloticus) in cage farming in a hydroelectric reservoir in Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA, v. 23, n. 2, p. 8-pg., . (10/01424-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)