Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel das acetilacoes no processo de reparo de quebras de dupla fita de dna no trypanosoma cruzi.

Processo: 11/50586-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Sergio Schenkman
Beneficiário:Thiago Cesar Prata Ramos
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reparo do DNA   Tripanossomíase   Histonas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Histona | Rad51 | Reparo De Dna | Tripanosomatideos

Resumo

O reparo de DNA é um processo constante e essencial para a sobrevivência das células atuando em resposta aos diferentes danos causados no DNA. Os mecanismos existentes e conhecidos de reparo do DNA lesado são diversos e provavelmente universais, contudo em tripanosomatídeos esses mecanismos ainda não foram bem esclarecidos. Dados recentes de nosso laboratório em colaboração com o laboratório do prof. Dr. Carlos Renato Machado demonstraram a importância da proteína Rad51 no reparo de quebra da dupla fita do DNA de Trypanosoma cruzi. Muitos processos celulares são controlados por modificações pós-traducionais das histonas (acetilação, metilação, fosiorilação, ubiquitação e ADP-ribosilação). Dados do nosso laboratório apontam a influência das acetilações de histona H4 no reparo do DNA de tripanosomatídeos. Neste projeto de doutorado procuraremos entender melhor o papel das modificações pós-traducionais de histona H4, mais especificamente as acetilações, no reparo ao dano no DNA e a relação entre estas modificações e a proteína de reparo Rad51 no parasita T. cruzi. Para isto propomos nesse projeto: 1. Confirmar os dados de que as acetilações nas lisinas K4 K10 e K14 de histona H4 afetam o reparo do dano ao DNA de T. cruzi gerado por agentes genotóxicos; 2. Avaliar a distribuição nuclear da histona H4 contendo mutações nas lisinas acetiladas em relação a parasitas que superexpressão a histona selvagem antes e após o tratamento com radiação ionização; 3. Analisara colocalização da proteína Rad51 com as diferentes histonas anti-H4 acetilada; 4. Estudara utoaestrutura da cromatina de T. cruzi nos mutantes da histona H4 antes e após o dano no DNA através de técnicas de crio fixação e microscopia eletrônica de transmissão; 5. Gerar modelos tridimensionais e ilustrações das conclusões extraídas deste trabalho com objetivo de facilitar o entendimento das observações realizadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AUGUSTO, LEONARDO DA SILVA; MORETTI, NILMAR SILVIO; PRATA RAMOS, THIAGO CESAR; LEANDRO DE JESUS, TERESA CRISTINA; ZHANG, MIN; CASTILHO, BEATRIZ A.; SCHENKMAN, SERGIO. A Membrane-bound eIF2 Alpha Kinase Located in Endosomes Is Regulated by Heme and Controls Differentiation and ROS Levels in Trypanosoma cruzi. PLOS PATHOGENS, v. 11, n. 2, . (03/12722-9, 11/50586-6, 09/54364-8, 12/50399-4, 12/09403-8, 09/52047-5, 11/51973-3)