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Percepção de fala no ruído em crianças com dificuldade escolar

Processo: 14/14078-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Francisca Colella dos Santos
Beneficiário:Nádia Giulian de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Percepção da fala   Ruído   Percepção auditiva   Crianças em idade escolar   Testes auditivos   Transtornos de aprendizagem   Rendimento escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dificuldade | percepção auditiva | Testes auditivos | Audiologia

Resumo

A capacidade de ouvir e compreender a informação em ambientes com ruído é uma habilidade auditiva importante. No contexto escolar, local onde é comumente observado soma de ruídos em sala de aula, podem ocorrer interferência nas habilidades acadêmicas de crianças com dificuldade de separação da mensagem do ruído, habilidade auditiva central de figura-fundo, em especial daqueles alunos que apresentam dificuldade escolar. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção auditiva da fala sem e com ruído competidor, em crianças normo-ouvintes com dificuldade escolar, utilizando o teste HINT Brasil. O estudo será descritivo de corte transversal. Estima-se que serão avaliadas 60 crianças com dificuldade escolar, e 60 sem dificuldade, dos gêneros masculino e feminino, em idade escolar, na faixa etária de 8 a 10 anos, falantes nativos do Português do Brasil que apresentarem no momento anterior à aplicação do teste HINT, limiares auditivos tonais dentro da normalidade e boa compreensão das instruções fornecidas e que os responsáveis legais assinem o termo de consentimento livre esclarecido. Os dados serão analisados estatisticamente. Espera-se que este estudo agregue conhecimento sobre as habilidades auditivas centrais de reconhecimento de fala no ruído em crianças com dificuldade escolar, com perspectivas de elaboração de projetos para a prevenção de alterações auditivas e de estimulação das habilidades auditivas em ambiente escolar. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, NADIA GIULIAN; LINO NOVELLI, CAROLINA VERONICA; COLELLA-SANTOS, MARIA FRANCISCA. Evaluation of speech in noise abilities in school children. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, v. 99, p. 66-72, . (14/14078-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Nádia Giulian de. Percepção de fala no ruído em crianças com dificuldade escolar. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.