Busca avançada
Ano de início
Entree

A regulação negativa do metabolismo da L-arginina em células dendríticas induz tolerância a antígeno exógeno

Processo: 16/21424-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Patricia Ucelli Simioni
Beneficiário:Patricia Ucelli Simioni
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico  Proliferação  Óxido nítrico sintase tipo II  Arginase  Células dendríticas  Citocinas  Imunomodulação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arginase | células dendríticas | citocinas | iNOS | Oxido Nitrico | proliferação | Imunomodulação

Resumo

As células dendríticas (DC) são potenciais ferramentas para aplicações terapêuticas, e várias estratégias para gerar DC tolerogênicas estão sob investigação. Quando ativadas por citocinas e produtos microbianos, células dendríticas expressam mediadores que modulam as respostas imunitárias. A este respeito, os metabólitos gerados pelas atividades de sintase de óxido nítrico induzível (iNOS) e da arginase em DCs desempenham papéis importantes. Aqui, foram avaliados os efeitos da transferência adoptiva de DCs geradas in vitro a partir de precursores da medula óssea (BMDC), moduladas com L-NAME (N É-nitro-L-arginina metil éster) ou com NOHA (NG-hidroxi-L-arginina), inibidores de iNOS e arginase, respectivamente, sobre a resposta imunitária de camundongos selvagens (BALB/c) e transgênicos para o TCR-OVA (DO11.10). A modulação com L-NAME aumentou a expressão de CD86 em BMDC, enquanto que o tratamento com NOHA aumentou tanto a expressão de CD80 quanto de CD86. A transferência adoptiva de BMDC moduladas com L-NAME ou NOHA para camundongos BALB/c reduziu os níveis plasmáticos de anticorpos específicos para OVA, bem como a secreção de citocinas e a proliferação em culturas de células do baço, em comparação com a transferência adoptiva de DC não moduladas. Por outro lado, a transferência de ambas BMDC, moduladas e não moduladas, não teve qualquer efeito sobre a resposta imunológica de camundongos DO11.10. Juntos, estes resultados mostram que o tratamento com inibidores de iNOS e Arg leva à redução da expressão de moléculas co-estimuladoras em DC, e fornece evidências de que o metabolismo da L-arginina pode ser um alvo terapêutico importante para modulação das respostas imunitárias em doenças inflamatórias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMIONI, PATRICIA U.; FERNANDES, LUIS G. R.; TAMASHIRO, WIRLA M. S. C.. Downregulation of L-arginine metabolism in dendritic cells induces tolerance to exogenous antigen. INTERNATIONAL JOURNAL OF IMMUNOPATHOLOGY AND PHARMACOLOGY, v. 30, n. 1, p. 44-57, . (08/05466-0, 16/21424-1, 06/60128-7, 05/51520-8)