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Estudo da percepção do condutor às dimensões das placas de sinalização de velocidade com o uso do equipamento Eye Track System

Processo: 18/12762-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2020
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes
Pesquisador responsável:Ana Paula Camargo Larocca
Beneficiário:Alex Taima Costa
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de controle   Rastreamento   Motoristas   Veículos   Direção veicular   Simulação por computador   Transdução de sinais   Instrumentos visuais de sinalização   Infraestrutura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Driver simulator | Infrastructure | Road signs | Road user behaviour and risk perception | Road user capabilities and state | Speed management | Segurança Viária

Resumo

A presente proposta de pesquisa trata do uso do sistema de rastreamento do olhar - Smart Eye - no estudo da atenção de condutores de veículos às placas de sinalização de velocidade em função do diâmetro das mesmas em ambiente de simulador de direção. Os simuladores de direção servem na atualidade como uma ferramenta bastante útil para estudo e análise do projeto geométrico de vias, da sinalização vertical de vias, do comportamento de condutores frente a situações de interesse e etc. Dentre outras vantagens sobre a simulação real, o simulador de direção é um meio mais barato e seguro de simular eventos e situações críticas, permitindo a recriação de situações raramente vivenciadas na realidade e de difícil reprodução em estudos de campo. Será utilizado neste projeto um trecho de 5 km da rodovia Régis Bittencourt desenvolvido no simulador instalado na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Condutores voluntários dirigirão por esse trajeto no qual o diâmetro das placas será alterado seguindo as dimensões utilizadas no Brasil e as regulamentadas pela norma americana Manual on Uniforme Traffic Control Devices For Streets and Highways (MUTCD). Os resultados obtidos por meio dos dados coletados pelo sistema de rastreio do olhar permitirá então analisar a eficiência da sinalização vertical em função do diâmetro adotado.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, ALEX TAIMA; FIGUEIRA, AURENICE C.; LAROCCA, ANA PAULA C.. An eye-tracking study of the effects of dimensions of speed limit traffic signs on a mountain highway on drivers' perception. TRANSPORTATION RESEARCH PART F-TRAFFIC PSYCHOLOGY AND BEHAVIOUR, v. 87, p. 12-pg., . (18/12762-6, 21/10727-1)