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Efeito de um jogo educacional no aprendizado de estudantes universitários sobre osmose

Processo: 19/06430-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Pamella Teles Pessoa
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Estudantes de odontologia   Jogos educativos   Fenômenos fisiológicos celulares   Osmose   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | ensino | Fisiologia | Jogo Educacional | Fisiologia celular

Resumo

Jogos educacionais constituem um exemplo de estratégia ativa de ensino-aprendizagem. Pretende-se neste estudo avaliar o efeito de um jogo educacional no aprendizado sobre osmose, de estudantes de primeiro semestre de um curso de Odontologia. Serão comparados as notas e os erros, em questões de provas sobre este tema, de anos anteriores ao uso do jogo educacional e após a sua introdução como metodologia de ensino. Também serão aplicadas questões para da percepção do aluno sobre o jogo educacional e será avaliado se há correlação entre sua percepção e seu desempenho em prova.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PESSOA, PAMELLA TELES; PALANCH, ADRIANNE CHRISTINE; CASALE, KARINA RECHE; MONTREZOR, LUIS HENRIQUE; TAXINI, CAMILA LINHARES; AZEVEDO, MARIA ANTONIA; MARCONDES, FERNANDA KLEIN. An educational game for teaching osmolarity and tonicity: opinions of dental and medical students. ADVANCES IN PHYSIOLOGY EDUCATION, v. 47, n. 3, p. 5-pg., . (19/06430-3)