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Problema de roteamento de veículos com restrições de empacotamento, entrega fracionada e emissão de poluentes: modelos e algoritmos

Processo: 22/10303-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Reinaldo Morabito Neto
Beneficiário:Kamyla Maria Ferreira
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01860-1 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento, localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):23/07988-3 - Problema de roteamento de veículos com restrições de múltiplas mercadorias, entrega fracionada e emissão de poluentes: formulações e métodos exatos, BE.EP.PD
Assunto(s):Problemas de roteamento de veículos   Poluentes atmosféricos   Branch-and-cut   Branch-and-price   Problemas de corte e empacotamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:branch-and-cut | Branch-and-price | emissao de poluentes | Empacotamento | Entrega fracionada | roteamento de veículos | Roteamento de Veículos

Resumo

Neste projeto, aborda-se o problema de roteamento de veículos com empacotamento bidimensional, entrega fracionada e emissão de dióxido de carbono (CO2), conhecido na literatura como G2L-SDVRP (do inglês, Green Vehicle Routing Problem with Two-Dimensional Loading Constraints and Split Delivery). Essa variante incorpora restrições práticas, dado que a entrega fracionada permite que um cliente seja atendido por mais de um veículo, quando se faz vantajoso. Além disso, as restrições de empacotamento bidimensional possibilitam modelar a demanda dos clientes como itens retangulares que devem ser empacotados na base dos veículos, sem sobreposição e respeitando as dimensões da base. Por fim, o objetivo é reduzir a quantidade de emissão de CO2 produzida pelo transporte de cargas aos clientes, introduzindo assim o requisito de sustentabilidade que é de grande relevância no momento. Pretende-se investigar e desenvolver novas formulações matemáticas e métodos exatos do tipo branch-and-cut e branch-price-and-cut para o G2L-SDVRP e variantes relacionadas. Para auxiliar na resolução de instâncias de grande porte, que sejam condizentes com os problemas práticos, pretende-se desenvolver uma meta-heurística, ainda não explorada na literatura, para resolução do G2L-SDVRP. Os métodos propostos serão implementados e analisados por meio de experimentos computacionais extensivos com instâncias da literatura. Neste contexto, espera-se contribuir com a proposta de novos modelos e métodos de solução exatos e heurísticos para o G2L-SDVRP que sejam computacionalmente eficientes para o apoio à tomada de decisão. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, KAMYLA MARIA; DE QUEIROZ, THIAGO ALVES; MUNARI, PEDRO; TOLEDO, FRANKLINA MARIA BRAGION. A variable neighborhood search for the green vehicle routing problem with two-dimensional loading constraints and split delivery. European Journal of Operational Research, v. 316, n. 2, p. 20-pg., . (22/05803-3, 19/23596-2, 13/07375-0, 22/10303-0)
FERREIRA, KAMYLA MARIA; ARCHETTI, CLAUDIA; DELLE DONNE, DIEGO; MORABITO, REINALDO; MUNARI, PEDRO. The commodity constrained split delivery vehicle routing problem carbon emission: Formulations and a branch-and-cut method. EURO JOURNAL ON TRANSPORTATION AND LOGISTICS, v. 14, p. 12-pg., . (22/05803-3, 23/07988-3, 16/01860-1, 22/10303-0)