Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Padrões alimentares associados com obesidade geral e central em idosos residentes em uma cidade brasileira

Texto completo
Autor(es):
Moreira, Priscila Lucelia [1] ; Corrente, Jose Eduardo [1] ; Fortes Villas Boas, Paulo Jose [1] ; Anjos Ferreira, Ana Lucia [1]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Sao Paulo State Univ UNESP, Botucatu Med Sch, Dept Internal Med, Botucatu, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Associação Médica Brasileira; v. 60, n. 5, p. 457-464, SEP-OCT 2014.
Citações Web of Science: 5
Resumo

Objetivo: a avaliação do padrão alimentar é muitas vezes usada para determinar se uma dieta é saudável, bem como para predizer o aparecimento de doenças. Este estudo teve como objetivo identificar padrões alimentares e analisar as suas associações com obesidade geral (índice de massa corporal) e central (circunferência da cintura e relação cintura-quadril) em idosos residentes em comunidade em uma cidade brasileira. Métodos: este estudo transversal incluiu 126 idosos com 60 anos ou mais de idade (57,1% do sexo feminino e média de idade 74,2 ± 6,46 anos). As variáveis antropométricas [peso, altura, circunferências da cintura (CC) e do quadril (CQ)] foram mensuradas. Foram calculados o índice de massa corporal (IMC) e relação cintura-quadril (RCQ). As respostas a um questionário de frequência alimentar foram interpretadas por Análise de Componentes Principais, a fim de identificar os padrões alimentares. Resultados: cinco padrões alimentares foram identificados e nomeados como prudente (frutas, legumes e car-ne), doces e gorduras (alimentos de pastelaria, doces, alimentos gordurosos, leite integral), padrão tipicamente brasileiro (ovos fritos, feijão cozido, carne, caramelo, vagens, mandioca frita), Mediterrâneo (frutas, legumes, azeite de oliva e nozes) e tradicional (arroz e feijão). Adesões moderada e alta ao padrão Mediterrâneo foram fatores de proteção para obesidade geral e central (RCQ). Alta adesão ao padrão prudente também foi protetor contra a obesidade central (CC). Conclusão: adesões aos padrões alimentares prudente e Mediterrâneo foram fatores de proteção para obesidade geral e central em idosos. (AU)

Processo FAPESP: 07/07455-2 - Avaliação evolutiva do estresse oxidativo cardíaco induzido pela doxorubicina em ratos: estudo do mecanismo de lesão
Beneficiário:Ana Lucia do Anjos Ferreira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 07/57545-8 - Avaliacao nutricional, da capacidade funcional e do estresse oxidativo de idosos da cidade de botucatu - sp.
Beneficiário:Priscila Lucélia Moreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado