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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI

Texto completo
Autor(es):
Daniela Bridon dos Santos Reis Brandão ; Maria Cristina Machado Kupfer [2]
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia USP; v. 25, n. 3, p. 276-283, 2014-12-00.
Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de uma cena observada em uma creche na cidade de São Paulo. Discute-se o modo pelo qual um profissional, atravessado pela psicanálise, trabalhando nesta creche cria condições para o surgimento de um enlace do professor com o bebê da creche tendo como referência a Metodologia IRDI. Esta metodologia é um procedimento de acompanhamento do desenvolvimento psíquico feito por psicanalistas em instituições de Educação Infantil por meio de indicadores clínicos com valor de previsão precoce de problemas de desenvolvimento. Conclue-se que é necessária a existência de uma transferência entre o professor da creche e o profissional, o que dá suporte para a construção deste enlace. (AU)

Processo FAPESP: 12/50156-4 - Metodologia irdi - uma intervencao com educadores de creche a partir da psicanalise.
Beneficiário:Maria Cristina Machado Kupfer
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular