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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A ingestão dietética de adolescentes em comparação com o Guia Alimentar Brasileiro e suas diferenças de acordo com dados antropométricos e atividade física

Texto completo
Autor(es):
Carla Cristina Enes [1] ; Betzabeth Slater [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Pontifícia Universidade Católica de Campinas. School of Nutrition - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. School of Public Health - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Epidemiologia; v. 18, n. 4, p. 798-808, 2015-12-00.
Resumo

RESUMO: Objetivo: Avaliar o consumo alimentar de adolescentes em comparação com o Guia Alimentar Brasileiro e explorar suas diferenças segundo dados antropométricos e atividade física. Métodos: Foram entrevistados 476 adolescentes de escolas públicas de Piracicaba, SP, Brasil. O consumo alimentar foi avaliado por questionário de freqüência alimentar. Altura, peso e circunferência da cintura foram medidos. O padrão de atividade física foi determinado pelo questionamento sobre a participação em atividades físicas regulares. Resultados: A prevalência de sobrepeso foi de 36,1% e 60% não eram fisicamente ativos. 7,8, 7,1, 6,3 e 0,2% dos adolescentes consumiram legumes, frutas, leite e derivados, e cereais, respectivamente, de acordo com as recomendações. Cerca de 55 e 79% consumiram óleos/gorduras e açúcares/doces em excesso, respectivamente. Adolescentes fisicamente ativos consumiram mais cereais, frutas, legumes, leite e derivados, carnes e ovos. Conclusão: A maioria dos adolescentes não atingiu as recomendações dos grupos de alimentos e aqueles fisicamente ativos tinham hábitos alimentares mais saudáveis. (AU)

Processo FAPESP: 06/61085-0 - Fatores determinantes do risco de obesidade em adolescentes de escolas publicas de piracicaba.
Beneficiário:Betzabeth Slater Villar
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular