Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudos baseados em uma única campanha de amostragem podem produzir resultados robustos para o monitoramento da qualidade da água? Um estudo de caso no reservatório de Itupararanga, SP, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Frederico Guilherme de Souza Beghelli [1] ; Marcelo Luiz Martins Pompêo [2] ; Mônica Páscoli [3] ; Vivian Silva Lira [4] ; Renata de Lima [5] ; Viviane Moschini-Carlos [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Departamento de Ecologia Instituto de Biologia - Brasil
[3] Universidade de Sorocaba - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[5] Universidade de Sorocaba - Brasil
[6] Universidade Estadual Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Limnol. Bras.; v. 28, 2016-06-27.
Resumo

Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo foi realizar uma análise rápida e abrangente do reservatório usando variáveis ​​físicas, químicas e biológicas, compreendendo água e sedimento e verificar se esta abordagem baseada em uma única campanha de coleta pode fornecer informações suficientemente robustas para o monitoramento. Métodos Uma campanha de amostragem foi realizada ao longo do corpo central do reservatório de Itupararanga compreendendo cinco pontos de amostragem. As seguintes variáveis ​​biológicas e físico-químicas foram determinadas em cada ponto a partir de amostras de água: temperatura, pH, concentração de oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, material em suspensão, nitrogênio e fósforo totais e coliformes fecais. Um ensaio de genotoxicidade com Allium cepa também foi realizado com água proveniente de cada um dos cinco pontos de amostragem. Como complemento, as comunidades fitoplanctônica e de macroinvertebrados bentônicos também foram analisadas, mas apenas ​​nos dois pontos de amostragem mais extremos (P1 e P5). Resultados Os resultados indicam um cenário de eutrofização e toxicidade. Altas concentrações de coliformes fecais foram registradas e há uma prevalência preocupante de cianobactérias – potenciais produtoras de toxinas - no fitoplâncton. A análise dos macroinvertebrados bentônicos indica baixa qualidade da água e dos sedimentos. Os testes de genotoxicidade sugerem a presença de substâncias tóxicas ao longo do corpo d'água. Conclusões Conclui-se que as águas do reservatório de Itupararanga apresentam baixa qualidade. Tal situação pôde ser relacionada aos usos do solo no entorno do reservatório. A abordagem abrangente ora realizada onde fontes distintas de variáveis ​​para monitoramento foram consideradas, apesar do protocolo expedito (uma campanha), foi suficiente para responder aos diferentes tipos de impactos antrópicos recebidos pelo reservatório sendo uma opção viável para um diagnóstico rápido. (AU)

Processo FAPESP: 13/08272-0 - Descritores de trofia de uma série de reservatórios no Sistema Cantareira (São Paulo, SP)
Beneficiário:Viviane Moschini Carlos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 13/03494-4 - As represas do Sistema Cantareira (São Paulo): a relação de organismos bentônicos bioindicadores e a contaminação por metais pesados.
Beneficiário:Frederico Guilherme de Souza Beghelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 12/11890-4 - Contaminação por metais pesados no sedimento de reservatórios do Sistema Cantareira (São Paulo): perspectiva ou realidade?
Beneficiário:Marcelo Luiz Martins Pompêo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular