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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Habilidades do desenvolvimento de crianças prematuras de baixo peso e muito baixo peso

Texto completo
Autor(es):
Camila da Costa Ribeiro [1] ; Mariane Regina de Oliveira Pachelli [2] ; Natalie Camillo de Oliveira Amaral ; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Agudos - Brasil
[4] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 29, n. 1 2017-01-30.
Resumo

RESUMO Objetivo Comparar o desempenho de crianças nascidas prematuras de baixo peso (BP) e muito baixo peso (MBP) com crianças nascidas a termo na faixa etária de um a três anos, quanto ao desenvolvimento infantil, nos domínios motor grosso; motor fino adaptativo; pessoal-social; e linguagem. Método Estudo de coorte transversal. A amostra foi constituída por 150 crianças nascidas prematuras (grupo experimental) e a termo (grupo comparativo), divididas em oito grupos, quanto ao peso (baixo peso: abaixo de 2500 gramas e muito baixo peso: abaixo de 1500 gramas) e faixa etária (de 12 a 24 e de 25 a 36 meses). Os grupos comparativos foram pareados aos experimentais quanto ao gênero, idade cronológica e nível socioeconômico. A avaliação constou da aplicação do protocolo de anamnese, classificação socioeconômica e do Teste de Screening de Desenvolvimento Denver-II (TSDD-II). Foi realizado o cálculo da idade corrigida para as crianças prematuras de idade até 24 meses. Utilizou-se análise estatística descritiva e o Teste “t” Student. Resultados Na comparação entre os grupos de prematuros e nascidos a termo, houve diferença estatisticamente significante para todos os domínios avaliados. Conclusão O desempenho de crianças nascidas prematuras foi inferior quando comparado ao desempenho de crianças nascidas a termo, nos domínios motor grosso, motor fino adaptativo, pessoal-social e linguagem. Neste estudo, os grupos de prematuros obtiveram desempenho distintos, ou seja, no mesmo grupo existiram desempenhos normativo, na média e abaixo. (AU)

Processo FAPESP: 11/04114-5 - Habilidades motoras, linguísticas e cognitivas de crianças prematuras e crianças nascidas a termo entre dois a três anos
Beneficiário:Camila da Costa Ribeiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 13/09017-3 - Habilidades de desenvolvimento de crianças prematuras entre 1 e 2 anos
Beneficiário:Mariane Regina de Oliveira Pachelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado