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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Relação entre o conhecimento dos professores sobre grau de perda auditiva, dispositivos tecnológicos e estratégias de comunicação

Texto completo
Autor(es):
dos Santos, Flavia Rodrigues [1] ; Carrit Delgado-Pinheiro, Eliane Maria [1]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Marilia, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 30, n. 6 2018.
Citações Web of Science: 0
Resumo

RESUMO Objetivo Analisar a relação entre o conhecimento dos professores sobre grau de perda auditiva, dispositivos tecnológicos, aparelho de amplificação sonora individual (AASI), implante coclear (IC) e sistema de frequência modulada (Sistema FM) e estratégias de comunicação. Método Participaram deste estudo 42 professores que atuavam com alunos com deficiência auditiva (DA), os quais lecionaram no segundo semestre do ano letivo e no primeiro semestre do ano subsequente, correspondendo a 24 professores do Ensino Fundamental II, 11 do Ensino Fundamental I e sete da Educação Infantil. Os dados foram obtidos através do Questionário sobre Conhecimentos e Experiências, desenvolvido por Delgado-Pinheiro e Omote (2010). As respostas dos questionários foram categorizadas, e analisada a frequência de ocorrência. A análise estatística foi realizada, utilizando-se o Teste de Qui-quadrado. Resultados Houve diferença estatisticamente significante entre as respostas, as quais demonstraram que os professores não conhecem o grau da perda auditiva, mas modificam as estratégias de comunicação, para manter a atenção do aluno. Além disso, os resultados também revelaram que os professores não conhecem os dispositivos tecnológicos e estratégias de comunicação mais adequadas para o aluno com DA. Conclusão Os resultados indicaram que os professores não apresentam conhecimentos sobre deficiência auditiva, porém, modificam suas estratégias de comunicação diante do aluno, mesmo não tendo conhecimentos sobre quais são as estratégias de comunicação mais apropriadas. (AU)

Processo FAPESP: 16/11106-2 - Acompanhamento de alunos deficientes auditivos usuários de aparelho de amplificação sonora individual ou implante coclear pela perspectiva dos professores
Beneficiário:Flávia Rodrigues dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica