Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Morfometria testicular durante o ciclo reprodutivo de Dendropsophus minutus (Peters) (Anura, Hylidae)

Texto completo
Autor(es):
Lia R. de S. Santos [1] ; Classius de Oliveira [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Biologia, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. Programa de Pós-graduação em Biologia Animal - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Biologia, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. Programa de Pós-graduação em Biologia Animal - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Zoologia; v. 24, n. 1, p. 64-70, 2007-03-00.
Resumo

Este estudo descreve o ciclo reprodutivo de machos de Dendropsophus minutus (Peters, 1872) com base na análise da morfometria testicular e a correlação com parâmetros climáticos. Cinqüenta indivíduos foram coletados em São José do Rio Preto, São Paulo. Após as análises macroscópicas, os testículos foram encaminhados à rotina histológica, fixados com Bouin e incluídos em historesina. Cortes de 2 µm foram corados com azul de toluidina 1% e observados ao microscópio. Testículos de D. minutus são órgãos pequenos (comprimento 1,90 ± 0,13 mm), esbranquiçados, com forma oval e encontrados na cavidade abdominal. Estão localizados na extremidade cranial dos rins e apresentam assimetria quanto a sua posição. Estatisticamente não há variação intra-individual no comprimento e no peso dos testículos, bem como na área e diâmetro dos lóculos seminíferos. Quanto à histologia testicular, foi possível identificar ao longo do ano nos lóculos seminíferos, todos os tipos celulares da linhagem espermatogênica, caracterizando uma gametogênese contínua, corroborada por fatores ecológicos e comportamentais. Informações sobre a morfometria testicular e ciclo reprodutivo tem importante valor biológico para anuros de regiões neotropicais. (AU)

Processo FAPESP: 02/08016-9 - Ocorrência e morfologia do sistema pigmentar extracutâneo, com ênfase no aparelho reprodutor em anuros: Hyla nana e H. sanborni, Scinax similis e S. fuscovarius (Hylidae), Physalaemus nattereri e P. fuscomaculatus (Leptodactylidae)
Beneficiário:Classius de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular