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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC) em crianças com e sem deficiência auditiva

Texto completo
Autor(es):
Larissa Zanichelli [1] ; Daniela Gil [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: J. Soc. Bras. Fonoaudiol.; v. 23, n. 2, p. 107-113, 2011-00-00.
Resumo

OBJETIVO: Comparar o índice de Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC) de crianças com e sem deficiência auditiva e verificar a influência do tempo de uso de prótese auditiva, tempo de terapia e tempo para identificação da deficiência auditiva no desempenho das crianças deficientes auditivas. MÉTODOS: Foram avaliadas 30 crianças, sendo 15 deficientes auditivas e 15 audiologicamente normais, pareadas por gênero e idade. O índice de PCC foi calculado por meio de três provas: nomeação, imitação e fala espontânea. Foram utilizadas as tarefas da prova de fonologia do ABFW - Teste de Linguagem Infantil. RESULTADOS: Em todas as tarefas realizadas, houve diferença entre os grupos, favorecendo o desempenho das crianças sem deficiência auditiva. Os índices de PCC apresentados pelas crianças com deficiência auditiva representaram um distúrbio fonológico de grau moderadamente grave. Quanto maior o tempo de terapia, melhores foram os índices de PCC e quanto maior o tempo de uso das próteses auditivas, melhor foi o desempenho na prova de imitação. CONCLUSÃO: Crianças com deficiência auditiva apresentam índices de PCC inferiores aos de crianças sem a deficiência. O desempenho médio e a imitação são influenciados pelo tempo de terapia e tempo de uso de prótese auditiva. (AU)

Processo FAPESP: 09/52569-1 - Porcentagem de consoantes corretas (pcc) em criancas com e sem deficiencia auditiva.
Beneficiário:Larissa Zanichelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica