Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Panorama dos processos bioquímicos e genéticos presentes no mesotelioma maligno

Texto completo
Autor(es):
Leonardo Vinícius Monteiro de Assis [1] ; Mauro César Isoldi [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. Institute of Biosciences - Brasil
[2] Federal University of Ouro Preto - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia; v. 40, n. 4, p. 429-442, 2014-08-00.
Resumo

O mesotelioma maligno (MM) é um câncer extremamente agressivo, com elevado período de latência e resistente aos protocolos de quimioterapia, além de ser extremamente fatal, com taxa de sobrevivência média inferior a um ano. O desenvolvimento desse câncer é correlacionado com a exposição ao amianto e a outros fatores, como a erionita e o vírus SV40. Apesar de vários países terem banido o uso de amianto, o MM tem se mostrado de difícil controle e sua incidência tende a aumentar nos próximos anos. No Brasil, o MM não é amplamente estudado do ponto de vista genético e bioquímico. Além disso, poucos estudos epidemiológicos foram realizados até o momento, e o perfil de incidência do MM não está bem estabelecido na população brasileira. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura em relação ao processo de transformação maligna e seus respectivos mecanismos de tumorigênese no MM. (AU)

Processo FAPESP: 13/24337-4 - Mecanismos de modulação de genes de relógio em melanócitos normais (melan-A) e transformados (melanoma B16-F10) por UVA e luz azul
Beneficiário:Leonardo Vinícius Monteiro de Assis
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto