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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda

Texto completo
Autor(es):
Heloisa Helena Motta Bandini [1] ; Carmen Silvia Motta Bandini [2] ; Adhemar Ranciaro Neto [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Brasil
[2] Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Brasil
[3] Universidade Federal de Alagoas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 27, n. 68, p. 314-323, 2017-12-00.
Resumo

Resumo: Consciência fonológica, inteligência, vocabulário e nível socioeconômico vêm sendo consideradas variáveis importantes para a aquisição da leitura. Ao mesmo tempo, déficits de atenção vêm sendo relacionados ao mau desempenho em leitura. O objetivo foi investigar as correlações entre as habilidades de consciência fonológica, vocabulário, inteligência, atenção concentrada e leitura em crianças de baixo nível socioeconômico expostas a ambiente precário de ensino. Participaram 111 crianças de uma escola pública, pertencentes às classes socioeconômicas D e E. Os resultados indicaram correlações positivas entre as habilidades de vocabulário, inteligência, consciência fonológica e leitura. A atenção não contribuiu para a explicação da competência em leitura. Verificou-se que as relações entre as variáveis em questão são mantidas, mesmo em populações de baixo nível socioeconômico, entretanto, o ambiente precário de ensino pode ser um fator limitante para a expansão da capacidade de leitura dos estudantes. (AU)

Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático