Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ensino de Leitura de Palavras com Dificuldades Ortográficas para uma Criança com de Implante Coclear

Texto completo
Autor(es):
Felipe Augusto Monteiro Cravo [1] ; Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu [2] ; Fernando Del Mando Lucchesi [3] ; Leandra Tabanez do Nascimento Silva [4] ; Adriane Lima Mortari Moret [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[4] Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - Brasil
[5] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Trends in Psychology; v. 27, n. 4, p. 819-835, 2019-11-28.
Resumo

Resumo Considerando os efeitos do ensino de leitura sobre a precisão da fala de crianças com deficiência auditiva e implante coclear apresentados na literatura, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do Módulo 2 do ALEPP® sobre a precisão da fala em leitura de palavras com dificuldades ortográficas a uma criança usuária de implante coclear. A participante tinha nove anos, com deficiência auditiva profunda, bilateral e sensorioneural. O programa expôs a contingências de ensino de seleção de palavras e sílabas impressas condicionalmente a palavras e sílabas ditadas com seis conjuntos de estímulos (ç, lh, ch, vLc, vNc e vRc); cada conjunto era composto por 16 palavras, totalizando 96 palavras de ensino; outras 64 palavras funcionaram como controle. Testes das 160 palavras intercalaram o ensino de acordo com o delineamento de múltiplas sondas. A participante aprendeu a ler as 96 palavras-alvo de ensino, com estabelecimento de controle pelas unidades mínimas alvo, manutenção de desempenho e generalização na leitura de palavras controle. Erros na precisão da fala diminuíram somente após o ensino. Os resultados replicam estudos anteriores com palavras simples e futuras investigações podem isolar os tipos de treino do ALEPP® e explorar seus efeitos sobre a precisão da fala e sobre o controle pelas unidades mínimas. (AU)

Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 14/00541-4 - Leitura e inteligibilidade da fala em crianças usuárias de implante coclear
Beneficiário:Fernando Del Mando Lucchesi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado