Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

RELAÇÕES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES PAULISTAS (1995-2018)

Texto completo
Autor(es):
Andreza Barbosa [1] ; Márcia Aparecida Jacomini [2] ; Maria José da Silva Fernandes [3] ; João Batista Silva dos Santos [4] ; Ana Paula Santiago do Nascimento [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[4] Universidade de São Paulo - Brasil
[5] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. Pesqui.; v. 50, n. 177, p. 790-812, 2020-10-28.
Resumo

Resumo Neste artigo são analisadas as relações e condições de trabalho do professor da rede estadual paulista, destacando-se as formas de admissão, a progressão na carreira, o vencimento básico e a jornada de trabalho durante o período de 1995 a 2018. O artigo apresenta uma síntese dos dados obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, estudo documental com base na legislação nacional e estadual e análise de dados estatísticos. Conclui-se que o período analisado foi caracterizado por uma política de desvalorização do trabalho docente expresso no grande número de professores contratados em caráter temporário, nos frágeis critérios de movimentação na carreira, no vencimento base abaixo do piso salarial e no descumprimento stricto sensu da composição da jornada expressa na Lei do Piso. (AU)

Processo FAPESP: 18/09983-0 - Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)
Beneficiário:Márcia Aparecida Jacomini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular