Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Associação entre absenteísmo e ambiente de trabalho dos técnicos de enfermagem

Texto completo
Autor(es):
Priscila Braga de Oliveira [1] ; Letícia Nunes Coca [2] ; Wilza Carla Spiri [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Medicina de Botucatu - Brasil
[2] Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Medicina de Botucatu - Brasil
[3] Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Medicina de Botucatu - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Escola Anna Nery; v. 25, n. 2 2020-11-25.
Resumo

RESUMO Objetivo analisar se o ambiente de trabalho e as características sociodemográficas e laborais influenciam o absenteísmo de técnicos de enfermagem. Método estudo transversal e correlacional, em unidade de urgência e emergência com técnicos de enfermagem. Aplicado instrumento com dados sociodemográficos e laborais, absenteísmo referido e versão brasileira validada para técnicos de enfermagem do Nursing Work Index Revised (B-NWI-R). Resultados participaram 62 técnicos de enfermagem, predominância do sexo feminino, jovens, trabalho de 36 a 40 horas semanais e turno diurno. Absenteísmo foi referido por 33,87% dos participantes e o ambiente de trabalho foi considerado favorável à prática, com média 2,47. A cada ponto na escala B-NWI-R a chance de absenteísmo aumenta em 2,63 vezes, ou seja, quanto mais desfavorável à prática profissional é o ambiente de trabalho maior é a chance de absenteísmo. Conclusão um ambiente de trabalho desfavorável à prática profissional aumenta a chance de absenteísmo entre os técnicos de enfermagem. Implicações para a prática uma análise do absenteísmo associada ao ambiente de trabalho dos técnicos de enfermagem contribui para que os gerentes de enfermagem criem estratégias para melhorar o ambiente de trabalho. (AU)

Processo FAPESP: 17/17710-1 - Gerenciamento baseado em evidências: instrumentos para operacionalização no contexto da enfermagem
Beneficiário:Wilza Carla Spiri
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular