Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Entre produção e circulação: os estudos de Carleton Washburne via publicações da New Education Fellowship

Texto completo
Autor(es):
Nara Vilma Lima Pinheiro [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de História da Educação; v. 21, 2020-02-22.
Resumo

Resumo: Por meio da reconstituição da trajetória profissional de Carleton Wolsey Washburne, este estudo procurou evidenciar as circunstâncias de produção suas ideias educacionais. Ao procurar saber mais sobre sua trajetória e suas ações educacionais, importantes redes de comunicação se revelaram, evidenciando que suas ações não foram isoladas, mas entrelaçadas a redes internacionais, cujos discursos e práticas foram incorporados por indivíduos e instituições adeptas da Éducation Nouvelle defendida pela New Education Fellowship [NEF]. De modo específico, interessa saber quais ideias de Washburne, os periódicos fundadores da NEF, fizeram circular internacionalmente. Para tanto, essa pesquisa se insere no campo da História da Educação e da História Cultural, utiliza-se da análise documental amparando-se nos estudos de Michel de Certeau e Peter Burke. Os resultados evidenciaram que a circulação das ideias de Washburne, via publicações da NEF, não privilegiou o conjunto de sua obra, mas os materiais autoinstrucionais, em especial os referentes ao ensino de aritmética. (AU)

Processo FAPESP: 18/24382-3 - As apropriações estadunidenses para a constituição aritmética sob medida no ensino e na formação de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1930-1960)
Beneficiário:Nara Vilma Lima Pinheiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado