Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Artistas latino-americanos na Paris modernista: a difícil consagração

Texto completo
Autor(es):
ANA PAULA CAVALCANTI SIMIONI [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: An. mus. paul.; v. 29, 2021-05-31.
Resumo

RESUMO Este artigo busca problematizar as possibilidades de reconhecimento obtidas por artistas latino-americanos na Paris modernista. A partir das teorias sobre consagração artística, analisa-se principalmente o processo de musealização das obras de artistas latino-americanos que passaram a compor os acervos públicos franceses entre a década de 1910 e a fundação do Musée National d’Art Moderne, em 1947. A pesquisa realizada nos Archives Nationales permitiu identificar quantos e quais, dentre os mais de trezentos artistas latino-americanos atuantes em Paris, foram escolhidos para comporem tais coleções. Como se verá, foram realmente poucos aqueles que conseguiram ter suas obras inseridas numa coleção pública francesa, e mesmo assim, isso não garantiu visibilidade na época, como as flagrantes ausências no MNAM bem revelam. (AU)

Processo FAPESP: 16/03244-6 - Mulheres nas vanguardas: trajetórias da consagração: subsídios para uma análise comparativa dos casos franceses e brasileiros
Beneficiário:Ana Paula Cavalcanti Simioni
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Pesquisa