Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Um livro sob medida como instrumento do ensino de aritmética na escola primária

Texto completo
Autor(es):
Nara Vilma Lima Pinheiro [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica; v. 35, n. 69, p. 497-511, 2021-04-16.
Resumo

Resumo A pedagogia renovada, em tempos da Escola Nova, apontava a necessidade de se produzirem saberes sobre o sistema escolar, segundo uma lógica organizada por regras específicas do mundo científico, com o objetivo de tornar a escola mais eficiente. Na análise dos discursos da época, nota-se que o desejo de racionalização do ensino não deixou escapar sequer o livro escolar, o qual deveria ser elaborado sob medida, subordinado à ordem psicológica do sujeito que aprende. Considerando o contexto de racionalização do ensino, interessa discutir, neste texto, as modificações sistematizadas no livro de aritmética para a escola primária. De modo específico, trata-se de analisar o livro Nossa Aritmética, resultado de experiências científicas desenvolvidas em escolas primárias do Rio de Janeiro. O cruzamento das fontes evidencia uma maior preocupação com a eficiência e com o rendimento do aluno do que com a aprendizagem da matemática em si. (AU)

Processo FAPESP: 18/24382-3 - As apropriações estadunidenses para a constituição aritmética sob medida no ensino e na formação de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1930-1960)
Beneficiário:Nara Vilma Lima Pinheiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado