Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências

Texto completo
Autor(es):
Samuel Molina Schnorr [1] ; Maurício Pietrocola [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 27, 2021-07-30.
Resumo

Resumo: Nesta investigação analisamos a emergência dos mecanismos discursivos e argumentativos utilizados por pesquisadores brasileiros para abordar as noções de formação, livro didático e ambiental em artigos de educação em ciências publicados nos últimos 25 anos (1994-2018). A partir de um banco de dados com 3014 artigos que abordam o ensino de ciências, selecionamos os textos que continham uma dessas noções. Construímos redes semânticas a partir de ferramentas da análise do discurso para selecionar 10 textos de cada noção (30 no total), a partir das unidades com maior frequência. Os resultados indicaram a existência de um estranhamento no discurso dos pesquisadores, como se cotejassem o papel da pedagogia na educação em ciências. As pesquisas analisadas sugerem um enfrentamento a uma visão cientificista da área e uma ausência dos saberes educacionais em temáticas do ensino de ciências. As problematizações que estão sendo adicionadas na área pelos pesquisadores são influenciadas, sobretudo, pela presença do discurso pedagógico. (AU)

Processo FAPESP: 17/07630-0 - Análise da produção de discursos científicos e educacionais no ensino de ciências: construção de verdade e questões sociocientíficas em periódicos brasileiros
Beneficiário:Samuel Molina Schnorr
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Processo FAPESP: 15/21926-4 - Filosofia no ensino de ciências: problematizando discursos no pensamento científico contemporâneo
Beneficiário:Samuel Molina Schnorr
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado