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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Protocolo de avaliação de habilidades pragmáticas de crianças com transtornos do espectro do autismo

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Dreux Miranda Fernandes [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Curso de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Audiol., Commun. Res.; v. 26, 2021-11-29.
Resumo

RESUMO Objetivo Propor um protocolo de avaliação das habilidades pragmáticas da comunicação de crianças incluídas no espectro do autismo, aplicá-lo e comparar seus resultados com os do Perfil Funcional da Comunicação. Métodos Participaram deste estudo 62 crianças entre 2 e 12 anos de idade, com diagnóstico incluído no espectro do autismo e sem perdas sensoriais ou síndromes genéticas diagnosticadas. A partir de amostras em vídeo, fonoaudiólogos responderam ao protocolo proposto e os resultados foram analisados em relação a protocolos já usados no serviço em que o estudo foi realizado. Resultados Apenas os dados referentes à interatividade da comunicação e ao uso do meio comunicativo verbal apresentaram correlações significativas com o desempenho nos aspectos pragmáticos da linguagem, conforme verificado pelo protocolo proposto. O protocolo foi capaz de constatar que maiores possibilidades de interação com a criança possibilitam mais dados a respeito de seu desempenho pragmático. A análise do uso do protocolo para acompanhar os resultados de seis meses de intervenção também possibilitou a identificação de correlações relevantes. Apenas uma das 29 questões não apresentou associação com nenhuma das variáveis estudadas. Conclusão Os resultados obtidos até o momento não são suficientes para determinar que o uso isolado do Protocolo de Avaliação de Habilidades Pragmáticas de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo fornece todos os elementos necessários para a avaliação ou o acompanhamento da intervenção fonoaudiológica. (AU)

Processo FAPESP: 16/19811-7 - Protocolo de avaliação de habilidades pragmáticas de crianças com transtornos do espectro do autismo
Beneficiário:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular