Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880

Texto completo
Autor(es):
Vera Teresa Valdemarin [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. rev.; v. 38, 2022-04-11.
Resumo

RESUMO Esse artigo tem como tema geral a circulação transnacional do conhecimento pedagógico e toma como como fonte documental obras norte-americanas que integram o acervo Paulo Bourroul, originário da biblioteca da Escola Normal da Capital/Escola Normal Caetano de Campos, doado à Faculdade de Educação/USP em 1976. Numa perspectiva exploratória, a análise dessa arena intelectual, social e cultural na qual o conhecimento se move, incidiu sobre obras em circulação na última década do regime monárquico. O inventário das obras permitiu identificar tendências predominantes: no âmbito das práticas, os processos de ensino intuitivo adquiriram legitimidade por meio de diferentes rotas de circulação; no âmbito científico, a pedagogia amparava-se em princípios formuladas pela Psicologia para descrever o funcionamento do intelecto na produção de ideias e convicções e elevava as finalidades do campo pedagógico para além da instrução dos conteúdos. (AU)

Processo FAPESP: 18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)
Beneficiário:Diana Gonçalves Vidal
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático