Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

CAMPAINHAS, LETREIROS, LUZ DE POLÍCIA: SOBRE SER NEGRO, GAY E FILHO DE FAMÍLIA INTER-RACIAL

Texto completo
Autor(es):
Carolyne Laurie Benicia dos Santos [1] ; Manoel Antônio dos Santos [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia & Sociedade; v. 34, 2022-03-28.
Resumo

Resumo Este estudo teve como objetivo compreender as vivências de racismo e homofobia narradas por um jovem negro, gay e filho de família inter-racial, e as repercussões em sua constituição psíquica. Estudo qualitativo, transversal e exploratório, tendo como delineamento metodológico o estudo de caso. Foi utilizada entrevista em profundidade, cujos conteúdos foram submetidos à análise temática indutiva e interpretados à luz do referencial teórico dos estudos de raça e subjetividade, sob um olhar interseccional. Os resultados obtidos permitiram identificar efeitos emocionais dos atravessamentos entre racismo estrutural e homofobia, cujas repercussões psíquicas levaram a processos de embranquecimento, negação da identidade racial, comprometimento da autoestima e objetificação do corpo do homem negro homossexual. Refletiu-se, por fim, sobre a necessidade da formação de profissionais de psicologia em questões étnico-raciais, para adequado manejo de tais demandas e não reprodução de violência discriminatória. (AU)

Processo FAPESP: 19/11023-8 - Sofrimento psíquico e racismo: repercussões subjetivas em filhos (as) de famílias inter-raciais
Beneficiário:Carolyne Laurie Benícia dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica