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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Questionário de Educação para a Carreira: propriedades psicométricas da versão Portuguesa

Texto completo
Autor(es):
Mara de Souza LEAL [1] ; Cátia MARQUES [2] ; Maria do Ceú TAVEIRA [3] ; Lucy Leal MELO-SILVA [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia - Brasil
[2] Universidade do Minho. Escola de Psicologia. Departamento de Psicologia Aplicada - Portugal
[3] Universidade do Minho. Escola de Psicologia. Departamento de Psicologia Aplicada - Portugal
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Psicologia (Campinas); v. 39, 2022-06-03.
Resumo

Resumo Este estudo objetivou avaliar as propriedades psicométricas do Questionário de Educação para a Carreira, por meio da análise da fiabilidade, dimensionalidade e possíveis relações com a medida socioemocional SENNA 1.0. Participaram deste estudo 282 estudantes portugueses do ensino secundário, de ambos os sexos, com idade média de 15,93 anos, provenientes de escolas públicas do norte de Portugal. A análise da consistência interna das dimensões apresentou coeficientes alfa de cronbach satisfatórios. As intercorrelações evidenciaram um padrão positivo e significativo para as subescalas do Questionário de Educação para a Carreira. A validade discriminante entre o Questionário de Educação para a Carreira e o SENNA apresentou uma relação positiva e significativa de fraca magnitude. A análise fatorial confirmatória indicou que um modelo com três fatores, apresentou valores de bondade de ajustamento aos dados satisfatórios e melhores do que os modelos alternativos. A versão portuguesa desse instrumento apresenta qualidades métricas, tornando-o uma medida útil à investigação nesse domínio. (AU)

Processo FAPESP: 17/04021-3 - Competências socioemocionais e de carreira em estudantes do ensino médio nos contextos brasileiro e português
Beneficiário:Mara de Souza Leal
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado