Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

COTAS PARA NEGROS, ENCONTRO DE SABERES PARA INDÍGENAS: Gramáticas da inclusão étnico-racial no ensino superior

Texto completo
Autor(es):
CHANTAL MEDAETS [1] ; JOSÉ MAURÍCIO ARRUTI [2] ; ANA MARIA FONSECA DE ALMEIDA [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual da Campinas - Brasil
[2] Universidade Estadual da Campinas - Brasil
[3] Universidade Estadual da Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Novos Estudos - CEBRAP; v. 43, n. 2, p. 261-289, 2024-10-28.
Resumo

RESUMO O texto analisa a gramática mobilizada na arena pública que se formou a partir das discussões sobre políticas de inclusão étnico-racial no Brasil, mostrando convergências e diferenças no vocabulário e nas estratégias de ação de defensores de ações afirmativas destinadas a pessoas negras e indígenas. Examina em detalhe o debate que culminou na criação de um vestibular indígena na Unicamp em 2018, como parte de um programa mais amplo de ações afirmativas. (AU)

Processo FAPESP: 18/25259-0 - Estudantes indígenas na UNICAMP e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia
Beneficiário:Chantal Victória Medaets
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores