Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Tempo de detecção de estímulos abstratos equivalentes a expressões faciais

Texto completo
Autor(es):
Bortoloti, Renato ; Rose, Júlio C. de [2] ; Galvão, Olavo de Faria
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Temas em Psicologia; v. 13, n. 1, p. 52-60, 2005.
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Psicologia
Assunto(s):Terapia implosiva   Estímulos   Comunicação não verbal   Expressão facial
Resumo

Estudos experimentais têm mostrado que estudantes universitários detectam mais rapidamente uma face ameaçadora entre faces amigáveis do que uma face amigável entre faces ameaçadoras. O presente estudo investigou se efeito similar seria obtido na detecção de símbolos de faces expressando emoções. Estudantes universitários formaram três classes de equivalência, cada qual composta por uma única face expressando raiva, nojo ou alegria e três figuras abstratas. Em um teste subseqüente, todas as tentativas apresentavam os três diferentes símbolos de uma face particular e apenas um símbolo de uma outra face. Os participantes eram instruídos a selecionar rapidamente essa última figura, apresentada como “estímulo discrepante”. A seleção dos símbolos da face com nojo em meio aos símbolos da face alegre foi mais rápida do que a seleção dos símbolos da face alegre em meio aos símbolos da face com nojo. Não houve diferenças significativas entre os tempos gastos para selecionar o estímulo discrepante em outras combinações. Estímulos relacionados ao sentimento de nojo tendem a capturar mais atenção. A seleção mais rápida dos símbolos da face com nojo é um indício de que esse efeito pode ser transferido por meio de relações de equivalência. (AU)

Processo FAPESP: 03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino
Beneficiário:Júlio César Coelho de Rose
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa PRONEX - Temático