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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Potenciais evocados auditivos de longa latência em escolares com transtornos específicos de aprendizagem

Texto completo
Autor(es):
Simone Fiuza Regaçone [1] ; Ana Cláudia Bianco Gução [2] ; Célia Maria Giacheti [3] ; Ana Carla Leite Romero ; Ana Cláudia Figueiredo Frizzo [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?. Faculdade de Filosofia e Ciências - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?. Faculdade de Filosofia e Ciências - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Audiol., Commun. Res.; v. 19, n. 1, p. 13-18, 2014-03-01.
Resumo

Objetivo : Estudar os componentes dos potenciais evocados auditivos de longa latência e comparar os dados dos achados dessas medidas em escolares com e sem transtornos específicos de aprendizagem. Métodos : Trinta escolares, 15 com transtorno de aprendizagem (grupo pesquisa) e 15 típicos, sem problemas de aprendizagem (grupo controle), de ambos os gêneros, com idades variando de 7 a 14 anos e média de idade de 10 anos, foram submetidos à avaliação fonoaudiológica. Foi realizada avaliação audiológica para determinar a normalidade do sistema auditivo periférico, além de avaliação eletrofisiológica, por meio do exame de potencial evocado auditivo de longa latência. Resultados : Houve diferenças funcionais entre a população estudada. Foi observado aumento da latência dos componentes dos potenciais evocados auditivos de longa latência, no grupo pesquisa, quando comparado ao grupo controle. Os maiores valores de latência desses componentes foram verificados na orelha esquerda, quando estimulada, no grupo pesquisa. Conclusão : O estudo contribui para melhor compreensão do funcionamento da via auditiva em crianças com transtorno de aprendizagem e pode ser referência para outros estudos clínicos e experimentais, além de ampliar a definição de critérios diagnósticos nessa população. (AU)

Processo FAPESP: 12/07985-0 - Avaliação objetiva da audição em pacientes com dislexia e distúrbios de aprendizagem da cidade de Marília-SP e região
Beneficiário:Simone Fiuza Regaçone
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico