Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Variabilidade espacial do pH, Ca, Mg e V% do solo em diferentes formas do relevo sob cultivo de cana-de-açúcar

Texto completo
Autor(es):
Zigomar Menezes de Souza [1] ; José Marques Júnior [2] ; Gener Tadeu Pereira [3] ; Luis Fernando Moreira [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de São Paulo. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Solos e Adubos
[2] Universidade Estadual de São Paulo. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Solos e Adubos
[3] Universidade Estadual de São Paulo. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Ciências Exatas
[4] Universidade Estadual de São Paulo. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência Rural; v. 34, n. 6, p. 1763-1771, 2004-12-00.
Resumo

Em uma paisagem natural, os solos apresentam uma ampla variação dos atributos químicos, tanto vertical como horizontal, resultante da interação dos diversos fatores de formação envolvidos. Este trabalho foi desenvolvido em Guariba-SP, com o objetivo de avaliar a variabilidade espacial do pH, cálcio (Ca), magnésio (Mg) e saturação por bases (V%) em um Latossolo Vermelho eutroférrico sob cultivo de cana-de-açúcar, utilizando-se métodos da estatística clássica, análise geoestatística e técnica de interpolação de dados, com a finalidade de observar padrões de ocorrência destes atributos na paisagem. No terço inferior da encosta, após análise detalhada da variação do gradiente do declive, caracterizaram-se dois compartimentos (I e II), sob os quais os solos foram amostrados nos pontos de cruzamento de uma malha, com intervalos regulares de 50m, perfazendo um total de 206 pontos, nas profundidades de 0,0-0,2m e 0,6-0,8m. Os maiores alcances foram observados na profundidade de 0,0-0,2m para todos os atributos estudados, com exceção do cálcio que apresentou comportamento inverso, refletindo os efeitos do maior grau de intemperismo e do manejo na variabilidade natural dos solos. Pequenas variações, nas formas do relevo, condicionam variabilidade diferenciada para os atributos químicos. (AU)

Processo FAPESP: 00/10210-2 - Caracterização de vertentes e variabilidade espacial de atributos físicos, químicos e mineralógicos em áreas de latossolos na região de Jaboticabal (SP)
Beneficiário:Zigomar Menezes de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado