Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da aromatização pré-extrusão e das condições de extrusão sobre as interações moleculares e retenção de aroma em diferentes matrizes

Processo: 08/05797-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:José Alfredo Gomes Arêas
Beneficiário:Ana Carolina Conti
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos voláteis   Glutamato de sódio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aroma | compostos volateis | estrutura molecular | Extrusão termoplástica | Glutamato monossódico | inosinato dissódico | Análise de compostos voláteis e aroma

Resumo

Introdução. A aromatização pré-extrusão tem como principal desvantagem a perda de compostos voláteis durante o processo. Dentre as condições de processamento, o tempo de residência e a diferença de pressão são capazes de influenciar na retenção desses compostos, sendo que ambos podem ser manipulados através de outras condições, como umidade e temperatura. Realçadores de sabor adicionados previamente à extrusão modificam significativamente a textura de produtos extrusados e influenciam a retenção final de aroma através da sua encapsulação pela matriz sólida. Objetivo Geral. Estudo do efeito da adição pré-extrusão de aroma, glutamato monossódico e inosinato dissódico e das condições de extrusão sobre as interações moleculares em diferentes matrizes e retenção de aroma. Abordagem e Metodologia. Diferentes matrizes (gritz de milho, grão-de-bico, amaranto) serão aromatizadas anteriormente à extrusão. O efeito de glutamato monossódico e inosinato dissódico na matriz e na encapsulação de aroma será verificado em várias condições de processamento. A estrutura dos extrusados será avaliada através da razão de expansão, força de cisalhamento e microscopia de luz. A retenção dos compostos voláteis nas matrizes produzidas será verificada pela sua ocorrência a partir de isolamento pela técnica de "headspace" dinâmico, separação por cromatografia gasosa, identificação por espectrometria de massa (comparação de espectros de massa e dos índices de Kováts) e análise sensorial através de olfatometria pelo método de OSME. Os extrusados serão avaliados sensorialmente utilizando-se um teste afetivo de aceitação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONTI-SILVA, ANA C.; BASTOS, DEBORAH H. M.; AREAS, JOSE A. G.. The effects of extrusion conditions and the addition of volatile compounds and flavour enhancers to corn grits on the retention of the volatile compounds and texture of the extrudates. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 47, n. 9, p. 1896-1902, . (08/05797-6)