Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da partição de ácido clavulânico empregando sistemas micelares de duas fases aquosas com adição de sal e polímero

Processo: 10/02324-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Carlota de Oliveira Rangel Yagui
Beneficiário:Marcela de Siqueira Cardoso Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Extração líquido-líquido   Ácido clavulânico   Micelas   Sistema de duas fases aquosas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácido clavulânico | Extração Líquido-Líquido | micelas | Sistema de duas fases aquosas | Purificação de antibióticos

Resumo

O ácido clavulânico (AC), produto do metabolismo secundário de Streptomyces sp., é um potente inibidor de beta-lactamases, sendo utilizado em associação com antibióticos b-lactâmicos para melhoria da eficiência destes. Atualmente a purificação industrial do ácido clavulânico envolve, principalmente, processos de extração líquido-líquido com solventes orgânicos e etapas cromatográficas. Assim, a busca por alternativas mais econômicas, simplificadas e ecológicas é de grande interesse. Neste contexto, os sistemas micelares de duas fases aquosas (SMDFA) consistem em uma alternativa interessante a estas técnicas de purificação convencionalmente empregadas. Estes sistemas são constituídos por soluções micelares de tensoativos, que oferecem um ambiente hidrofóbico e hidrofílico, possibilitando seletividade na partição de biomoléculas de acordo com sua hidrofobicidade. O objetivo do presente trabalho é estudar a partição do ácido clavulânico em sistemas micelares (não-iônicos) de duas fases aquosas puros e com adição de sal ou polímero. A melhor compreensão do comportamento desta biomolécula nos sistemas direcionará estudos posteriores de extração do ácido clavulânico diretamente do meio fermentado. Para tanto, numa primeira etapa, serão realizados estudos para a determinação da estabilidade do ácido clavulânico em função dos fatores que influenciam na partição, como a concentração do tensoativo e aditivos, tempo, pH e temperatura. Será então realizado um estudo da partição do fármaco nos sistemas micelares compostos por Triton X-100 ou Triton X-114 e o efeito da adição do sal sulfato de amônio ((NH4)2SO4). Em seguida será estudado o comportamento do ácido clavulânico nos sistemas micelares em presença do polímero sulfato de dextrana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO SILVA, MARCELA DE SIQUEIRA; SANTOS-EBINUMA, VALERIA DE CARVALHO; LOPES, ANDRE MORENI; RANGEL-YAGUI, CARLOTA DE OLIVEIRA. Dextran sulfate/Triton X two-phase micellar systems as an alternative first purification step for clavulanic acid. Fluid Phase Equilibria, v. 399, p. 80-86, . (10/02324-0, 11/18088-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Marcela de Siqueira Cardoso. Estudo da partição do ácido clavulânico empregando sistemas micelares de duas fases aquosas com adição de sal ou polímero. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.