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Efeitos do ensino sistemático e informatizado sobre comportamentos externalizantes concorrentes à aprendizagem de leitura e escrita

Processo: 12/23526-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Priscila Meireles Guidugli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Distúrbios do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Informatizado | Problemas de comportamento | Relações de equivalência | Psicologia Comportamental

Resumo

Leitura e escrita são processos comportamentais passíveis de análise, isto é, de decomposição em unidades menores e ensino direto de seus componentes de forma eficaz. A literatura aponta uma diversidade de estudos sobre o paradigma da equivalência de estímulos e a utilização do procedimento de MTS (matching to sample) para aquisição de repertórios de leitura escrita. Atualmente bons resultados são conseguidos inclusive por meio informatizado. Constam também trabalhos que relacionam dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento externalizantes das crianças, bem como o manejo inadequado de atividades educacionais. No entanto, são poucos os estudos brasileiros sobre o assunto. Desta forma, este estudo propõe uma análise multifatorial, ou seja, por meio de um banco de dados serão selecionadas crianças com déficits na aprendizagem de leitura e escrita que possam ser beneficiadas com o uso do software ProgLeit, as quais tenham problemas de comportamento externalizantes, possíveis concorrentes às tarefas acadêmicas aferidos pelos instrumentos para rastreamento de casos clínicos utilizados com professores e cuidadores. Posteriormente a cada unidade de ensino do ProgLeit, serão coletados novos dados com instrumentos e análises serão realizadas para verificar se com o ensino sistemático e informatizado de leitura e escrita a ocorrência de problemas de comportamento externalizante diminui, enquanto as dificuldades de aprendizagem são diminuídas também. As medidas de aprendizagem do Progleit e relato de pais e professores a partir das respostas dos instrumentos serão relacionadas para verificar se houve mudança de comportamento da criança nos dois ambientes.Palavras chave: Ensino Informatizado, Relações de equivalência, Problemas de comportamento.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRISCILA MEIRELES GUIDUGLI; ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA-VERDU. ALFABETIZAÇÃO INICIAL VIA ENSINO SISTEMÁTICO PARA CRIANÇAS COM COMPORTAMENTOS EXTERNALIZANTES. Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, . (12/23526-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIDUGLI, Priscila Meireles. Efeitos do ensino sistemático e informatizado sobre comportamentos externalizantes concorrentes à aprendizagem de leitura e escrita. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.