Busca avançada
Ano de início
Entree

Tradução e adaptação de um software de treinamento auditivo para escolares com transtorno de processamento auditivo central

Processo: 13/04094-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Schochat
Beneficiário:Karenina Santos Calarga
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Estimulação auditiva   Testes auditivos   Audição   Plasticidade neuronal   Audiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audição | criança | estimulação auditiva | plasticidade neuronal | reabilitação | Testes auditivos | transtornos de audição | Audiologia

Resumo

Introdução: Crianças com Transtorno do Processamento Auditivo (Central) podem apresentar dificuldades de aprendizado, as quais podem estar relacionadas aos déficits nas habilidades auditivas alteradas. Baseado nos princípios da plasticidade neural, o Treinamento Auditivo surge como um procedimento que busca desenvolver ou reabilitar estas habilidades. O software "Logiciel d'Écoute dans le Bruit" (LEB) vem se mostrando - por meio de testes auditivos comportamentais - como uma eficiente ferramenta para o treinamento das habilidades do Processamento Auditivo Central, em crianças canadenses. Objetivo: Traduzir, adaptar para o português brasileiro e avaliar, por meio de testes comportamentais, que avaliam o processamento auditivo, o impacto de uma terapia de treino auditivo. Método e Casuística: Primeiramente, será feita a tradução e adaptação do software LEB para o português brasileiro. Participarão do estudo 20 indivíduos com Transtorno de Processamento Auditivo, de ambos os sexos, na faixa etária de 06 a 09 anos de idade, divididos em 2 grupos: GRUPO 1: composto por 10 crianças que receberão o treinamento auditivo e GRUPO 2: composto por 10 indivíduos pareados por idade, que não irão passar por nenhuma forma de terapia. Procedimentos: Os sujeitos de ambos os grupos serão submetidos a anamnese, meatoscopia, timpanometria com pesquisa do reflexo acústico ipsilateral e contralateral, avaliação comportamental do processamento auditivo central. Além destes exames, os indivíduos do GRUPO 1 passarão por treinamento auditivo. Resultados: As variáveis estudadas serão submetidas à análise estatística para comparação entre os grupos e procedimentos. Espera-se que os resultados confirmem a hipótese inicial do estudo, de que os benefícios da terapia sejam confirmados no pós-teste. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARENINA SANTOS CALARGA; CAROLINE ROCHA-MUNIZ; BENOÎT JUTRAS; ELIANE SCHOCHAT. Tradução e adaptação de um software de treinamento da escuta no ruído para o português brasileiro. Audiol., Commun. Res., v. 23, . (13/04094-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALARGA, Karenina Santos. Tradução e adaptação de um software de treinamento auditivo para escolares. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.