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Nomeação automática rápida e consciência fonológica: efeito preditivo para aprendizado de leitura e relação com a dislexia do desenvolvimento

Processo: 15/22506-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Elizeu Coutinho de Macedo
Beneficiário:Patrícia Botelho da Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/21129-0 - Correlação entre nomeação automática rápida e vocabulário expressivo para o português brasileiro, BE.EP.DR
Assunto(s):Consciência fonológica   Aprendizagem   Neuropsicologia   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado | Consciência fonológica | dislexia do desenvolvimento | efeito preditivo | Leitura | nomeação automática rápida | neuropsicologia

Resumo

Aprender a ler é um processo complexo e que demanda ensino formal e desenvolvimento de capacidades especificas. Algumas habilidades podem ser avaliadas antes mesmo do início do processo de alfabetização e tem se mostrado preditoras do aprendizado. A leitura competente envolve a decodificação, reconhecimento visual, fluência e compreensão. Dentre as habilidades preditoras destacam-se a nomeação rápida e a consciência fonológica. Estudos tem procurado analisar o efeito preditivo da nomeação automática rápida e da consciência fonológica no desenvolvimento da leitura. Assim, a nomeação automática rápida tem se correlacionado com a compreensão e a fluência de leitura. Já a consciência fonológica é uma medida que tem se correlaciona com a posterior habilidade de precisão na leitura e com a decodificação fonológica. Essas duas habilidades são descritas como componentes essenciais para o desenvolvimento da leitura eficaz e encontram-se prejudicadas na dislexia do desenvolvimento, sendo esses prejuízos explicados através da teoria do duplo déficit. Portanto, o objetivo do estudo 1 é estabelecer o efeito preditivo das habilidades de Nomeação Automática Rápida e Consciência fonológica em tarefas de leitura e escrita no português brasileiro através de estudo longitudinal; e comparar os desempenhos entre escolas públicas e particulares. Participaram 70 crianças de escolas públicas e particulares. O objetivo do estudo 2 será comparar o desempenho de crianças e adolescentes com e sem dislexia do desenvolvimento no Teste de Nomeação Automática rápida (NAR), na Prova de Consciência Fonológica e nos testes de leitura; e verificar o efeito preditivo de nomeação automática rápida e de consciência fonológica no desempenho em leitura e escrita dos participantes com dislexia. Participara do estudo 20 crianças e adolescentes disléxicos e 20 controles. Serão conduzidas correlações entre os testes aplicados, regressão e análise de variância a fim de estabelecer os perfis cognitivos e verificar o efeito preditivo das habilidades em leitura e escrita.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, PATRICIA BOTELHO; ENGEL DE ABREU, PASCALE M. J.; LAURENCE, PAULO GUIRRO; NICO, MARIA ANGELA NOGUEIRA; SIMI, LUIZ GUSTAVO VAREJAO; TOMAS, RUTE C.; MACEDO, ELIZEU COUTINHO. Rapid Automatized Naming and Explicit Phonological Processing in Children With Developmental Dyslexia: A Study With Portuguese-Speaking Children in Brazil. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 11, . (15/22506-9, 18/09654-7)