Busca avançada
Ano de início
Entree

Música e sincronização sensório-motora em crianças na idade escolar: relações com o perfil sensorial e o comportamento.

Processo: 17/23917-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Mônica Carolina Miranda
Beneficiário:Mônica Carolina Miranda
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropsicologia  Comportamento  Funções executivas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento | funções executivas | integração sensorial | perfil sensorial | sincronização sensório-motora | Neuropsicologia

Resumo

A Sincronização Sensório-Motora (SSM) pode ser definida como a coordenação de movimentos corporais com estímulos externos, desde movimentos simples como bater palmas em sincronismo com uma música, até movimentos rítmicos coordenados e complexos nas atividades do dia-a-dia como escrever, dançar ou realizar atividades esportivas. Embora essas habilidades sejam naturalmente desenvolvidas desde a infância, a presença de transtornos motores e do desenvolvimento pode estar associada a um baixo desempenho em tarefas que exigem a coordenação motora. As tarefas de finger tapping (bater os dedos) com base no paradigma da SSM vem contribuindo tanto para o diagnóstico, quanto no tratamento de transtornos motores e neurológicos, onde o treinamento dessas habilidades é utilizado para a reabilitação das funções sensório-motoras. O presente projeto visa investigar a utilização de tarefas de finger tapping em sincronismo com um estímulo externo em duas condições: música versus metrônomo. Serão selecionadas crianças com desenvolvimento típico, entre 6 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, em escolas publicas e particulares. O desempenho nas tarefas de SSM será correlacionado com os escores obtidos pelas crianças em escalas de comportamento e o Perfil Sensorial, além de escalas que avaliam as Funções Executivas no dia-a-dia. O estudo será realizado com a hipótese de que o estímulo musical facilita o desempenho das crianças no finger tapping, e que existe uma relação entre as tarefas de SSM e o Perfil Sensorial das crianças, bem como no comportamento e nas Funções Executivas (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARRER, LUIZ ROGERIO JORGENSEN; POMPEIA, SABINE; MIRANDA, MONICA CAROLINA. Sensorimotor synchronization with music and metronome in school-aged children. PSYCHOLOGY OF MUSIC, v. N/A, p. 18-pg., . (17/23917-8)