Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização do processo de maturação a seco de carne bovina: uso de recobrimento e absorvedores

Processo: 19/04221-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Sérgio Bertelli Pflanzer Júnior
Beneficiário:Sérgio Bertelli Pflanzer Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Helena Maria Andre Bolini ; Maristela da Silva Do Nascimento ; Renata Tieko Nassu
Assunto(s):Maturação de alimentos  Carne bovina  Maturação a seco  Qualidade da carne 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carne bovina | Maturação a seco | qualidade de carne | Qualidade de Carne

Resumo

O processo de maturação, amaciamento da carne que ocorre devido à ação de enzimas musculares endógenas, é uma das ferramentas mais aplicadas pelas indústrias frigoríficas mundiais para melhorar as características sensoriais da carne. Por outro lado, no Brasil, ainda faltam protocolos específicos para os diferentes processos de maturação, principalmente em relação ao processo de maturação a seco, conhecido como Dry aging, oque ocasiona perda de produtos, contaminação, ou então na rejeição pelos consumidores. Nosso grupo de pesquisa é pioneiro no Brasil nessa linha de pesquisa, e vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa e disseminação de conhecimento para as indústrias e órgãos legisladores para fomentar essa tecnologia no Brasil. Recentemente surgiram adaptações ao processo de maturação a seco tradicional, seja com a utilização de embalagens especiais permeáveis ao vapor de água (eficiência comprovada pela literatura), ou com técnicas mais artesanais, como a utilização de recobrimento de origem lipídica, como a manteiga. Essa última ainda não foi relatada cientificamente, permitindo o desenvolvimento de pesquisa inédita e patente de novos produtos com diferentes fontes de recobrimento. Um ponto importante quanto à maturação a seco é o excesso de aparas formadas durante o processo (desidratação), oque eleva muito o valor do produto. Um melhor entendimento da dinâmica de secagem e a utilização de tecnologia capaz de reduzir essas perdas superficiais, mas possibilitando uma perda homogênea da umidade interna do produto, pode trazer benefícios do ponto de visto financeiro, desde que o sabor característico, e único, do produto, seja mantido. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento e qualidade da carne bovina submetida a diferentes processos de maturação a seco, seja com recobrimento ou embaladas a vácuo com absorvedores de água. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REZENDE-DE-SOUZA, JONATA HENRIQUE; BOLINI CARDELLO, FLAVIO ANDRE; MORAES DE PAULA, ANA PAULA; RIBEIRO, FELIPE A.; CALKINS, CHRIS R.; PFLANZER, SERGIO BERTELLI. Profile of Producers and Production of Dry-Aged Beef in Brazil. FOODS, v. 10, n. 10, . (19/04221-8)