Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da caveolina-1 na regulação da atividade sintase do oxido nítrico no Melanoma

Processo: 21/12988-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Fabiana Henriques Machado de Melo
Beneficiário:Gustavo Nery de Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oncologia   Melanoma   Óxido nítrico   Caveolina 1   Progressão tumoral   Biodisponibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caveolina-1 | Homeostase redox | melanoma | tetrahidrobiopterina | Oncologia

Resumo

A incidência de melanoma vem crescendo nos últimos anos devido ao aumento da expectativa de vida e da maior exposição aos raios ultravioleta. O melanoma é um câncer extremamente agressivo que apresenta alta taxa de metástase e consequentemente grande mortalidade. O diagnóstico tardio, a carência de marcadores tumorais e a ineficiência das terapias disponíveis são os principais fatores associados à alta letalidade. Um dos fatores que contribuem para a melanomagênese é o acúmulo de espécies reativas de oxigênio (EROs), o qual leva ao desbalanço da sinalização redox e ativação de vias oncogênicas. Uma das fontes de EROs no melanoma é a sintase de óxido nítrico (NOS), a qual diminui a produção de óxido nítrico quando ocorre a redução da biodisponibilidade de tetrahidrobiopterina (BH4), cofator da enzima, processo chamado de desacoplamento. A atividade da NOS em células endoteliais é regulada por mecanismos integrados, entre eles a biodisponibilidade do cofator BH4 e a interação com a caveolina-1, proteína localizada em estruturas supramoleculares da membrana plasmática chamadas de cavéolas. A expressão da caveolina-1 está alterada no melanoma, contribuindo positiva ou negativamente nas diferentes etapas da progressão tumoral, o que parece estar relacionado a interação diferencial com outras proteínas. No entanto, não foi mostrado se a atividade da NOS pode ser regulada pela caveolina-1 no melanoma. Portanto, o objetivo desse trabalho é avaliar o papel da caveolina-1 na regulação da atividade da NOS no melanoma.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOURA SOARES, JAQUELINE PEREIRA; GONCALVES, DIEGO ASSIS; DE SOUSA, RICARDO XISTO; MOURO, MARGARETH GORI; HIGA, ELISA M. S.; SPERANDIO, LETICIA PAULINO; VITORIANO, CAROLINA MORAES; SANTA ROSA, ELISA BACHIR; DOS SANTOS, FERNANDA OLIVEIRA; DE QUEIROZ, GUSTAVO NERY; et al. Disruption of Redox Homeostasis by Alterations in Nitric Oxide Synthase Activity and Tetrahydrobiopterin along with Melanoma Progression. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 23, n. 11, p. 20-pg., . (17/04352-0, 21/12988-7, 17/10695-7, 21/04260-3, 19/27517-0)