Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de vacinas contra Streptococcus pyogenes e Chikungunya utilizando VLPs

Resumo

Streptococcus pyogenes é uma espécie de bactéria Gram-positiva responsável por uma grande variedade de doenças, como Febre Reumática e Cardiopatia Reumática Crônica. Estima-se que mais de meio milhão de mortes são causadas devido a graves infecções causadas por S. pyogenes em todo o mundo; e no Brasil isso tem levado a sérios problemas de saúde pública. Tal como S. pyogenes, o vírus Chikungunya tornou-se uma ameaçada mundial e, segundo a OMS, mais de um milhão de casos são registrados anualmente apenas nas Américas, onde a maioria dos casos acontecem do Brasil. Portanto, o desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes contra S. pyogenes e Chikungunya evitará a extensiva morbidade e mortalidade humana causadas por esses patógenos. Neste projeto, propomos o desenvolvimento de vacinas contra S. pyogenes e Chikungunya tendo como base as partículas semelhantes a vírus (do inglês, virus like particles-VLPs), em especial o bacteriófago Qbeta (Q²VLP) e Poliomavírus murino VP1 (VP1VLPs). A construção e caracterização de novos VLPs como plataforma desenvolvida no Brasil a ser utilizada para os estudos de vacinas contra diversos patógenos, inicialmente S. pyogenes e vírus Chikungunya, será fundamental para estudos de vacinas no Instituto do Coração, da Universidade de São Paulo, assim como para o Brasil em geral, pois será um passo importante para estabelecer novas estratégias nos estudos de novas vacinas com o uso de VLPs. Minha inserção também estabelecerá colaborações fortes com universidades reconhecidas internacionalmente, como a Universidade de Oxford, Inglaterra e o Hospital Universitário de Berna, na Suíça, onde tenho trabalhado nos últimos cinco anos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRATES-SYED, WASIM A.; CHAVES, LORENA C. S.; CREMA, KARIN P.; VUITIKA, LARISSA; LIRA, ALINE; CORTES, NELSON; KERSTEN, VICTOR; GUIMARAES, FRANCISCO E. G.; SADRAEIAN, MOHAMMAD; BARROSO DA SILVA, FERNANDO L.; et al. LP-Based COVID-19 Vaccines: An Adaptable Technology against the Threat of New Variant. VACCINES, v. 9, n. 12, . (20/05146-7, 20/07158-2, 17/10910-5, 19/14526-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.