Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e Humanização de Anticorpos Monoclonais ante Chikungunya e Zika vírus

Processo: 24/13269-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Gustavo Cabral de Miranda
Beneficiário:Bárbara Hamaguchi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/14526-0 - Desenvolvimento de vacinas contra Streptococcus pyogenes e Chikungunya utilizando VLPs, AP.JP
Assunto(s):Anticorpos monoclonais   Febre de Chikungunya   Vírus Zika
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anticorpos monoclonais | Chikungunya | Zika vírus | Anticorpos Monoclonais

Resumo

Os vírus Chikungunya e Zika são considerados desafios significativos para a saúde pública devido à sua rápida propagação e impactos severos na saúde humana, além dos consideráveis ônus socioeconômicos decorrentes da falta de vacinas eficazes e tratamentos antivirais específicos. Ambos os vírus compartilham o mosquito Aedes aegypti como vetor e são comumente encontrados em áreas geográficas sobrepostas, sendo monitorados por sistemas de vigilância epidemiológica integrados. Com a disseminação dessas doenças por múltiplos continentes e a limitação dos tratamentos atuais, este estudo propõe a caracterização de anticorpos monoclonais murinos desenvolvidos pela nossa equipe contra os vírus Chikungunya e Zika, além da padronização de protocolos para sua humanização. Essas estratégias não apenas visam estabelecer padrões para o uso terapêutico e diagnóstico desses anticorpos, mas também padronizar estratégias para sua aplicação em outras áreas, como a produção de anticorpos contra o vírus da Dengue, e a exploração de novos alvos potenciais através de colaborações ou expansões deste projeto. A padronização da produção de anticorpos monoclonais representa um desafio considerável. Portanto, o estabelecimento bem-sucedido de hibridomas produtores de anticorpos contra as principais arboviroses afetando o Brasil e outras regiões do mundo representa um avanço crucial na pesquisa, tanto para diagnósticos quanto para aplicações terapêuticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORTES, NELSON; LIRA, ALINE; SILVA, JAQUELINE D. Q.; CARVALHO, EVELYN; PRATES-SYED, WASIM A.; HAMAGUCHI, BARBARA; DURAES-CARVALHO, RICARDO; BALAN, ANDREA; CAMARA, NIELS O. S.; CABRAL-MARQUES, OTAVIO; et al. A VLPs based vaccine protects against Zika virus infection and prevents cerebral and testicular damage. NPJ VACCINES, v. 10, n. 1, p. 12-pg., . (23/13991-7, 20/04667-3, 21/03508-1, 19/01255-9, 19/14526-0, 21/03684-4, 21/03102-5, 21/08468-8, 24/13269-2)