Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema nervoso central como um alvo do hormônio do crescimento para a regulação de múltiplas funções biológicas

Resumo

O hormônio do crescimento (GH) é secretado pela glândula hipófise anterior e está relacionado com a regulação de diversas funções fisiológicas importantes, como proliferação celular, crescimento tecidual, síntese proteica, metabolismo de carboidratos e lipídios, entre outras. Classicamente, os principais tecidos-alvo do GH são o fígado, músculo esquelético, ossos e tecido adiposo que, em seu conjunto, acreditava-se serem responsáveis pelos principais efeitos biológicos desse hormônio. Contudo, evidências recentes têm indicado que o sistema nervoso central (CNS) também é um tecido-alvo crítico para muitas das funções biológicas do GH que incluem a regulação do metabolismo, controle de funções cognitivas diversas, modulação de comportamentos, ação neurotrófica, entre outras. Parte dessas evidências científicas foi descoberta por nosso grupo de pesquisa que é considerado atualmente referência mundial no estudo sobre a ação do GH sobre o SNC. Essas pesquisas contaram com o apoio financeiro da FAPESP, por meio do Projeto Temático intitulado: "Ação do hormônio do crescimento no sistema nervoso: relevância para as funções neurais e na doença", cuja vigência termina em julho de 2020. A presente proposta visa dar continuidade ao bem-sucedido projeto anterior que resultou, até o presente momento, em mais de 16 publicações científicas sobre a ação do GH ou de sua principal via de sinalização intracelular, que envolve o STAT5, sobre o SNC. Para o presente Auxílio à Pesquisa, propomos um amplo conjunto de 19 subprojetos que irão utilizar ao menos 17 modelos de camundongos geneticamente modificados, juntamente com a injeção de vetores virais in vivo, experimentos farmacológicos em modelos animais, bem como dosagens em seres humanos, a fim de obter mais detalhes sobre os mecanismos de ação e as possíveis funções reguladas pelo GH através de sua ação direta sobre o SNC. Nosso objetivo é redefinir os mecanismos de ação do GH, incluindo o SNC como um alvo importante desse hormônio para a regulação de múltiplas funções biológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Equilíbrio delicado 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DONATO, JR., JOSE; WASINSKI, FREDERICK; FURIGO, ISADORA C.; METZGER, MARTIN; FRAZAO, RENATA. Central Regulation of Metabolism by Growth Hormone. CELLS, v. 10, n. 1 JAN 2021. Citações Web of Science: 0.
CHAVES, FERNANDA M.; MANSANO, NAIRA S.; FRAZAO, RENATA; DONATO JR, JOSE. Tumor Necrosis Factor alpha and Interleukin-1 beta Acutely Inhibit AgRP Neurons in the Arcuate Nucleus of the Hypothalamus. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 21, n. 23 DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.