Busca avançada
Ano de início
Entree

Moagem umida de diferentes hibridos de milho e utilizacao da proteina zeina na producao de biomaterial.

Processo: 06/01775-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:José Francisco Lopes Filho
Beneficiário:José Francisco Lopes Filho
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Zeína  Biomateriais  Milho 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomaterial | Milho | Moagem Umida | Zeina | Química e Tecnologia de Produtos Alimentícios

Resumo

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho e o primeiro do Mercosul, com 13% de sua produção destinada ao consumo industrial nos processos de moagem seca e úmida. No processo úmido obtêm-se frações do milho relativamente puras : germe (com alto teor de óleo), amido, fibra (proveniente do pericarpo dos grãos) e glúten de alto teor protéico que é constituído pelas proteínas glutelina, globumina, albumina e zeína. O glúten e a zeína, devido ao seu baixo valor comercial agregado, têm sido usados, basicamente, em formulações para ração animal, porém necessitando de suplementação, pois, a zeína é deficiente em lisina e triptofano. Tanto a otimização dos processos de moagem de milho quanto novas utilizações dos subprodutos obtidos são preocupações constantes das indústrias moageiras. Entre os vários fatores que afetam os rendimentos da moagem, o tipo de grão tem grande importância no ajuste das etapas do processo. Dentre as possibilidades de ampliar a utilização dos subprodutos da moagem destaca-se a proteína zeína na confecção de material biodegradável. A zeína possui um grau de polimerização de 210 a 245, duas vezes superior ao necessário para produzir polímeros lineares de poliamida ou poliéster, seu processamento com ácido oléico produz filmes plásticos flexíveis, transparentes e termoresistentes. Os objetivos desta pesquisa são: verificar e comparar o rendimento dos subprodutos da moagem úmida de diferentes híbridos de milho; caracterizar os subprodutos obtidos nestas moagens; produzir biomateriais e determinar suas propriedades mecânicas, estruturais, sensoriais e de absorção de gases e umidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAVARES, LUCIANA LOPES; DE ALMEIDA, CRISLENE BARBOSA; CARUSO, ICARO PUTINHON; CORNELIO, MARINONIO LOPES; LOPES FILHO, JOSE FRANCISCO. Efeito das argilas modificadas na estrutura e propriedades funcionais de biofilmes produzidos com zeína. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 32, n. 2, p. 314-322, . (06/01775-2, 08/02163-6)
RENATA C. MUSSOLINI; JOSÉ F. LOPES FILHO; AILDSON P. DUARTE. Caracterização físico-química e rendimento da moagem úmida de quatro híbridos de milho. Engenharia Agrícola, v. 34, n. 3, p. 523-529, . (06/01775-2)
DE ALMEIDA, CRISLENE BARBOSA; CATELAM, KELLY TAFARI; CORNELIO, MARINONIO LOPES; LOPES FILHO, JOSE FRANCISCO. Morphological and Structural Characteristics of Zein Biofilms with Added Xanthan Gum. Food Technology and Biotechnology, v. 48, n. 1, p. 19-27, . (06/01775-2, 05/02407-4)