Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de método analítico para a determinação de resíduos de verde de malaquita e seu leucometabólito em peixes disponíveis ao consumidor

Processo: 09/54622-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2010 - 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Felix Guillermo Reyes Reyes
Beneficiário:Felix Guillermo Reyes Reyes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentos de origem animal  Peixes  Segurança alimentar  Compostos químicos  Corantes  Metabólitos  Fármacos 

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral o desenvolvimento e validação de método analítico para a determinação de verde de malaquita (VM) e seu metabólito (verde de leucomalaquita, VL) em peixes, utilizando técnicas modernas de análise como a cromatografia líquida de alta eficiência associada à espectrometria de massas em tandem (LC-MS/MS). A presença destes resíduos em peixes representa riscos à saúde humana devido à sua toxicidade, potencial impacto ambiental e constitui barreiras à exportação, uma vez que seu uso é proibido em grande parte do mercado consumidor mundial. Apesar disso, a continuidade do uso de VM na aquicultura é provável, devido à sua disponibilidade, baixo custo e alta eficácia no combate a fungos e ectoparasitas. A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação FAO inclui o verde de malaquita na lista de compostos químicos banidos para uso em aquicultura. No Brasil, o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal (PNCR), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conta com o programa setorial de controle de remanescentes residuais em pescado (PCRP). No entanto, as atividades do PCRP não incluem o verde de malaquita. Após a obtenção de um método analítico, o presente projeto visa realizar análises em amostras de peixes disponíveis ao consumidor na região de Campinas-SP, de modo a gerar dados sobre o uso efetivo desta substância na piscicultura, contribuindo para a segurança alimentar da população e para a implementação de boas práticas de manejo nos sistemas de produção aquícola. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HASHIMOTO, JULIANA CAMPOS; RIZZATO PASCHOAL, JONAS AUGUSTO; DE QUEIROZ, JULIO FERRAZ; REYES REYES, FELIX GUILLERMO. Considerations on the Use of Malachite Green in Aquaculture and Analytical Aspects of Determining the Residues in Fish: A Review. Journal of Aquatic Food Product Technology, v. 20, n. 3, p. 273-294, 2011. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.