Busca avançada
Ano de início
Entree

A geometria na formação de professores primários em tempos de Escolanovismo (1930 a 1950)

Processo: 12/10332-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Célia Leme da Silva
Beneficiário:Maria Célia Leme da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Métodos de ensino  Geometria  Formação de professores  Ensino fundamental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de geometria | ensino primário | Escola Nova | Formação de professores primários | Educação Matemática

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar como se dá o ensino de geometria na formação de professores para os anos iniciais. Pretende-se analisar como se dá o processo de elementarização da geometria com a chegada da Escola Nova e como essa discussão é abordada nas diferentes formações de professores primários à época. Como o movimento de cunho metodológico (método ativo) dialoga com os conceitos elementares da geometria na escola primária? Como esses processos são inseridos na formação dos professores? O projeto proposto será desenvolvido no âmbito do GHEMAT e adota como base teórico-metodológica a concepção de história de Michel de Certeau (2002), uma operação que tenta, de maneira necessariamente limitada, compreendê-la como a relação entre um lugar, procedimentos de análise e a construção de um texto. Diferentes fontes serão analisadas, como decretos, reformas, programas de ensino, assim como aqueles mais ligados às práticas pedagógicas, como manuais didáticos, provas, artigos em revistas que discutam questões referentes às práticas, tanto dos alunos do ensino primário como dos futuros professores primários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)